Como encontrar o fator discriminante?

Índice

Como encontrar o fator discriminante?

Como encontrar o fator discriminante?

Em matemática, o discriminante de uma equação de segundo grau da forma ax2+bx+c=0 é um número obtido a partir dos coeficientes da equação. O discriminante da equação ax2+bx+c=0 é igual a b2-4ac. A notação usada para o discriminante é Δ (delta), então temos a fórmula Δ=b2-4ac.

Como achar o discriminante Delta?

O discriminante é a parte da fórmula de Bhaskara sob o símbolo da raiz quadrada: b²-4ac.

Qual a relação entre o discriminante Δ E o número de raízes de uma equação de 2º grau?

Se Δ < 0, então a equação não possui raízes reais. Se Δ = 0, então a equação possui uma raiz real. Se Δ > 0, então a equação possui duas raízes reais. Entretanto, vale lembrar que as raízes de uma função do segundo grau são os pontos de encontro entre o gráfico dessa função e o eixo x do plano cartesiano.

Para que uma equação do segundo grau qualquer possua raízes reais e iguais seu discriminante deverá ser respectivamente?

Para que uma equação do segundo grau qualquer possua raízes reais e iguais e ponto de mínimo, seu discriminante e coeficiente "a" deverão ser respectivamente: Escolha uma opção: a. A = 0e a = - (negativo).

Quem são os coeficientes de uma equação?

Numa equação do 2º grau, o x é a incógnita e representa um valor desconhecido. Já as letras a, b e c são chamadas de coeficientes da equação. Os coeficientes são números reais e o coeficiente a tem que ser diferente de zero, pois do contrário passa a ser uma equação do 1º grau.

Qual a fórmula de Bhaskara e Delta?

A figura dentro da raiz na fórmula de Bhaskara é nomeada de discriminante. Seu símbolo é a letra grega delta e apresenta a determinada fórmula: Fórmula da discriminante. Se o delta for maior que zero, a equação terá dois valores reais e distintos.

Como são as raízes da equação do 2º grau quando o delta é positivo?

Quando o discriminante (∆) de uma função quadrática é um valor positivo, as duas raízes desta função são reais e diferentes. Por isso, graficamente, a parábola corta o eixo x em dois pontos distintos (x', 0) e (x”, 0).

Quando o discriminante é positivo Δ 0 Ele tem duas soluções reais e iguais para a equação?

1. Δ = 0. Quando o discriminante é igual à zero a equação de 2º grau apresenta duas raízes reais iguais. Ex.: Resolva a equação x2 – 6x + 9 = 0.

Quais as peculiaridades do discriminante?

Algumas peculiaridades do discriminante merecem atenção. Veja cada uma delas: 1. Δ = 0. Quando o discriminante é igual à zero a equação de 2º grau apresenta duas raízes reais iguais. Ex.: Resolva a equação x 2 – 6x + 9 = 0. Separando os coeficientes. a = 1, b = – 6 e c = 9. Calculando o valor do discriminante

Qual a equação do discriminante?

Quando o valor do discriminante é maior que zero, a equação apresenta duas raízes reais diferentes. Ex.: Resolva a equação x2 + 3 x – 4 = 0. a = 1, b = 3 e c = – 4. Δ = (3) 2 – 4.1.

Como fazer o cálculo do discriminante?

O cálculo do discriminante é feito substituindo os valores dos coeficientes da equação na seguinte fórmula: A partir desse valor, basta substituí-lo, junto aos coeficientes da equação, na fórmula: A separação desse método em duas etapas é apenas didática. A fórmula de Bháskara também pode ser escrita:

Por que o discriminante é igual a zero?

Perceba que, se o discriminante for negativo, não será possível calcular a sua raiz e, por isso, a equação não terá soluções reais. Se o discriminante é igual a zero, a fórmula de Bháskara resume-se a:

Postagens relacionadas: