Para que serve a equação reduzida da circunferência?
Para que serve a equação reduzida da circunferência?
Da mesma forma que equacionamos uma reta é possível também representarmos uma circunferência na forma de equações, utilizando seu centro e um ponto genérico da circunferência.
Como determinar a equação da circunferência?
Assim como a reta, é possível determinar a equação de uma circunferência conhecendo as coordenadas do centro e a medida de seu raio. Existe mais de uma forma de representarmos uma circunferência algebricamente, não obstante, daremos ênfase à equação reduzida da circunferência. Como determinar a equação reduzida da circunferência?
Como encontrar o centro da circunferência?
Sendo assim, o centro da circunferência é o ponto C (1,2) e o seu raio é 3. Esse segundo método consiste em encontrar a equação reduzida da circunferência para que seja possível encontrar o seu centro e o seu raio. Para isso, vamos completar quadrados.
Como encontrar o centro e o raio de uma circunferência?
Para encontrar o centro e o raio de uma circunferência por meio de sua equação geral, podemos usar o método da comparação e o método de completar quadrados. O método da comparação é o mais rápido quando o interesse é somente descobrir qual é o valor do raio e do centro da circunferência.
Como fazer uma comparação entre as duas equações?
Faremos uma comparação entre as duas equações: Comparando termo a termo, podemos encontrar o valor de a sabendo que: Para encontrar o valor de b, sabemos que: Agora, sabemos que a = 1 e b = 2, para encontrar o valor de r, vamos analisar o termo independente. Sendo assim, o centro da circunferência é o ponto C (1,2) e o seu raio é 3.