Como classificar um periódico?

Índice

Como classificar um periódico?

Como classificar um periódico?

Os periódicos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. Se um periódico é enqradrado em várias áreas do conhecimento, é importante ficar atento à classificação da área a qual pertence seu programa de pós-graduação.

Como saber se um artigo científico é confiável?

Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.

Como posso afirmar que o artigo é bom?

Alguns pesquisadores (já ouvi mais de um dizer isso) costumam afirmar o seguinte: “quando o artigo é bom, ele é aceito em qualquer lugar”. Porém, posso afirmar com propriedade que essa afirmação não é verdadeira, tampouco correta.

Como publicar artigos nesses periódicos?

Se já está na pós-graduação, publicar artigos nesses periódicos significa que seu trabalho renderá mais impacto. Seja qual for o objetivo, o importante é encontrar títulos de referência, que agreguem valor à comunidade acadêmica e à sociedade como um todo.

Quais são as bases de dados digitais de revistas científicas?

Existem bases de dados e repositórios digitais que agregam revistas de diversos campos científicos. Assim, é possível realizar a busca tanto por edições completas de uma publicação quanto pelo tema tratado nos artigos. A Scientific Electronic Library Online concentra 1.249 periódicos de países como África do Sul, Chile, Espanha, México e Portugal.

Como escrever um artigo para um periódico predeterminado?

Obs.: vale a pena pensar no critério anterior. No entanto, raramente temos a condição de escrever um artigo especialmente para um periódico em particular. Logo, a escolha do periódico certo passa a se pautar intimamente em um autoconhecimento do próprio trabalho. Isto é, você não fez um artigo para um periódico predeterminado.

Postagens relacionadas: