O que é a força de trabalho para Marx?
Índice
- O que é a força de trabalho para Marx?
- Quais as condições para que a força de trabalho se transforme em mercadoria?
- O que é necessário para que o trabalho no capitalismo se transforma em mercadoria?
- Como uma pessoa se transforma em mercadoria?
- Como Marx via à venda da força de trabalho?
- Quando o trabalho se transforma em uma mercadoria?
- Quando o trabalho Torna-se uma mercadoria?
- O que se entende por trabalho ou mão de obra como mercadoria?
- Como o trabalhador é visto no capitalismo?
- Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
- Qual é a força de trabalho no mercado capitalista?
- Por que a força de trabalho se produz nas fábricas?
- Qual o valor da força de trabalho?
O que é a força de trabalho para Marx?
Conceito de origem marxista, a força de trabalho representa as capacidades físicas e outras a desenvolver pelos indivíduos nos diversos processos de trabalho. Estes indivíduos, agentes dos processos de trabalho, são dotados de capacidades técnicas e de métodos que lhes permitem operar as ferramentas e os equipamentos.
Quais as condições para que a força de trabalho se transforme em mercadoria?
13 . Para que a força de trabalho seja convertida em mercadoria, duas condições precisam ser preenchidas: que o trabalhador seja proprietário da força de trabalho e que, ao mesmo tempo, não seja proprietário de nenhum meio de produção.
O que é necessário para que o trabalho no capitalismo se transforma em mercadoria?
No capitalismo, os trabalhadores vendem sua mão de obra por salários e podem ser facilmente descartados e substituídos por outros trabalhadores. Os trabalhadores são alienados ao trabalho e pela necessidade de trabalho, uma vez que ou eles trabalham por salários, ou morrem de fome.
Como uma pessoa se transforma em mercadoria?
“Na sociedade de consumidores, todos nós somos consumidores de mercadorias, e estas são destinadas ao consumo; uma vez que somos mercadorias, nos vemos obrigados a criar uma demanda de nós mesmos.” As pessoas consomem para melhorar a própria imagem, dando valor a mercadoria que ela é.
Como Marx via à venda da força de trabalho?
De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).
Quando o trabalho se transforma em uma mercadoria?
O Capitalismo O Capital transforma tudo em mercadoria, isto é, algo objetivamente mensurável e substituível por uma abstração quantitativa – o dinheiro. Nem mesmo o ser humano conseguiu escapar. ... sua essência humana, sua atividade vital, sua existência criativa, sua força-de-trabalho em troca de um salário.
Quando o trabalho Torna-se uma mercadoria?
O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. ... O trabalho não cria apenas objetos; ele também se produz a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria, e, deveras, na mesma proporção em que produz bens. ” Manuscrito econômico-filosófico, Karl Marx.
O que se entende por trabalho ou mão de obra como mercadoria?
De acordo com a teoria marxista, por não deter os meios de produção, o proletário é levado a vender sua força de trabalho ao capitalista, para poder garantir sua subsistência. Dessa maneira, a própria força de trabalho/mão de obra torna-se uma mercadoria, à medida que será vendida em troca de dinheiro (salário).
Como o trabalhador é visto no capitalismo?
Aparentemente, o que vemos entre o trabalhador e o capitalista é uma relação entre iguais, isto é, uma relação entre proprietários de mercadorias, que se dá mediante a compra e venda da força de trabalho. ... O capitalista passa, a partir daí, a ter o direito de utilizar essa força de trabalho no interior da fábrica.
Por que a força de trabalho não é uma mercadoria?
Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais. Recordemos a escravidão, o feudalismo e, finalmente, a economia mercantil simples que acabamos de examinar; em todos estes cacos; a força de trabalho não é uma mercadoria.
Qual é a força de trabalho no mercado capitalista?
De todas as mercadorias que se encontram no mercado capitalista a força de trabalho é a única que pode trabalhar. Portanto, esta mercadoria é a única que pode estar na origem do valor. Sabemos que a força de trabalho não é uma mercadoria em todas as relações sociais.
Por que a força de trabalho se produz nas fábricas?
A força de trabalho não se produz nas fábricas, nasce da vida por uma multiplicação natural. Parece haver razões para admitir que a força de trabalho era uma excepção à regra geral da economia baseada na troca.
Qual o valor da força de trabalho?
O valor da força de trabalho, tal como o de qualquer outra mercadoria, é determinado pelo tempo de trabalho necessário para a produção — portanto, também reprodução — deste artigo específico. Enquanto valor, a própria força de trabalho representa apenas um quantum determinado de trabalho social médio nela objectivado.