Qual a diferença entre escritura e matrícula?

Índice

Qual a diferença entre escritura e matrícula?

Qual a diferença entre escritura e matrícula?

Matrícula é o documento do imóvel onde constam todas as informações e atualizações do bem. ... Já a escritura pública de compra e venda é um documento lavrado pelo Cartório de Notas, onde o tabelião documenta as obrigações das partes (comprador e vendedor) na negociação celebrada.

O que fazer quando se perde a escritura de um imóvel?

Deve-se procurar o cartório de registro de imóveis e solicitar a matrícula do imóvel. Com a matrícula, é possível descobrir em qual cartório de notas a escritura foi lavrada e obter uma segunda via. deve-se procurar o cartório de registro de imóveis e solicitar a matrícula do imóvel.

Posso ter acesso e consultar a escritura de um imóvel?

Possível? É possível qualquer pessoa ter acesso e consultar a escritura da compra de um imóvel? Conheço um caso que uma pessoa dita solicitadora e recém advogada consegui uma cópia de uma escritura de um imóvel de terceiros que em nada estava envolvida no processo. Isto é legal?

Quanto custa uma escritura de imóvel?

Trata-se de um documento de cunho público produzido no cartório de notas. Ele tem por objetivo validar a compra e venda de determinado imóvel. É um comprovante de que o proprietário é legalmente o dono obedecendo à vontade de ambas as partes — vendedor e comprador. Quanto custa uma escritura de imóvel?

Como manter a cópia da escritura do imóvel?

Não é necessário manter uma cópia da escritura do imóvel, mas se houver mais de um proprietário ou alguma situação incomum, pode ser interessante manter um ou mais documentos como esse. Nesse caso, basta ir até o Cartório de Registro de Imóveis com a matrícula da propriedade, pagar uma taxa e solicitar a cópia.

Por que a escritura de imóvel não vence?

A escritura de imóvel não vence. Portanto, não é preciso renová-la. Se houver outro negócio de compra e venda, um novo documento deverá ser lavrado. O ITBI é pago apenas na transferência e, após o processo, o imposto relativo ao imóvel, que deve ser pago anualmente, é o IPTU — Imposto Predial e Territorial Urbano.

Postagens relacionadas: