Como encontrar o discriminante de uma equação?
Índice
- Como encontrar o discriminante de uma equação?
- Como encontramos o discriminante?
- Quando δ 0 é possível afirmar que?
- Quando a raiz do delta for negativo o que fazer?
- Como fazer o cálculo do discriminante?
- Qual a equação do discriminante?
- Por que o discriminante é igual a zero?
- Quais as peculiaridades do discriminante?
Como encontrar o discriminante de uma equação?
O discriminante, representado pela letra grega Δ (lê-se “delta”) corresponde ao radicando da fórmula resolutiva e tem o valor do coeficiente b elevado à segunda potência, menos o produto de quatro pelos coeficientes a e c.
Como encontramos o discriminante?
O discriminante é a parte da fórmula de Bhaskara sob o símbolo da raiz quadrada: b²-4ac. O discriminante nos diz se há duas soluções, uma solução, ou nenhuma solução.
Quando δ 0 é possível afirmar que?
Se Δ < 0, então a equação não possui raízes reais. Se Δ = 0, então a equação possui uma raiz real. Se Δ > 0, então a equação possui duas raízes reais.
Quando a raiz do delta for negativo o que fazer?
Aplicação da fórmula: delta negativo. Como delta é menor que zero, a equação não terá raízes reais, pois não existe raiz quadrada de número negativo.
Como fazer o cálculo do discriminante?
O cálculo do discriminante é feito substituindo os valores dos coeficientes da equação na seguinte fórmula: A partir desse valor, basta substituí-lo, junto aos coeficientes da equação, na fórmula: A separação desse método em duas etapas é apenas didática. A fórmula de Bháskara também pode ser escrita:
Qual a equação do discriminante?
Quando o valor do discriminante é maior que zero, a equação apresenta duas raízes reais diferentes. Ex.: Resolva a equação x2 + 3 x – 4 = 0. a = 1, b = 3 e c = – 4. Δ = (3) 2 – 4.1.
Por que o discriminante é igual a zero?
Perceba que, se o discriminante for negativo, não será possível calcular a sua raiz e, por isso, a equação não terá soluções reais. Se o discriminante é igual a zero, a fórmula de Bháskara resume-se a:
Quais as peculiaridades do discriminante?
Algumas peculiaridades do discriminante merecem atenção. Veja cada uma delas: 1. Δ = 0. Quando o discriminante é igual à zero a equação de 2º grau apresenta duas raízes reais iguais. Ex.: Resolva a equação x 2 – 6x + 9 = 0. Separando os coeficientes. a = 1, b = – 6 e c = 9. Calculando o valor do discriminante