Como a filosofia pode ajudar na construção da cidadania?

Índice

Como a filosofia pode ajudar na construção da cidadania?

Como a filosofia pode ajudar na construção da cidadania?

Promover uma reflexão filosófica que afirme a liberdade eticamente exercida de outros, que suporte conceitualmente o ético exercício da liberdade humana, contribuindo com a afirmação da cidadania. ...

Qual a importância do estudo da filosofia para o exercício da cidadania?

Filosofia e o caminho para a Cidadania. ... Assim, ao lado da crítica que desvenda mecanismos alienadores e opressivos afirmam-se elementos filosóficos que permitem considerar a construção de novas relações humanas que ampliem as liberdades de todos.

Como a filosofia pode contribuir para transformar o mundo?

Desse modo, é impossível dissociar a transformação positiva de uma sociedade da própria filosofia. ... Então, sim, a filosofia é o fundamento de qualquer mudança para melhor. Isso porque é a filosofia que nos estimula a questionar o mundo, a refletir sobre as coisas, a duvidar do que está posto.

O que é cidadania para a filosofia?

A cidadania constitui o exercício dos direitos civis e políticos que o individuo dispõe, juntamente com as prerrogativas sociais para salvaguardar seu bem mais valioso: a vida, segundo o pensamento de Rousseau e Marx.

Qual a contribuição da filosofia na educação *?

A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...

Como é compreendida a filosofia da civilização grega?

A filosofia é compreendida como uma das mais importantes contribuições oferecidas pela civilização grega. O tão afamado “gosto” que os gregos possuíam pela sabedoria pode ser considerado como um item que influiu na construção de outros diferentes aspectos desta sociedade.

Quando começou a filosofia na educação básica?

Até 1980 a Filosofia não se fez presente na educação básica, salvo honrosas exceções. De 1985 para cá, estão acontecendo ensaios diversos de introdução da Filosofia nos hoje ensino fundamental e médio.

Qual a obrigatoriedade do ensino da filosofia no ensino médio?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, previu genericamente a volta da Filosofia, ao menos no ensino médio. Recentemente, o Ministério da Educação, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal emitiram documentos nos quais estabelecem a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e de Sociologia no ensino médio.

Qual a vocação para a filosofia?

Essa “prontidão” para a Filosofia seria algo uma vocação natural, um dom, uma aptidão interior de forte propensão individual para o pensar. Não creio, contudo, que isso exista, uma vez que se todos têm a capacidade de pensar, todos, então, podem se dedicar a compreender a Filosofia, assim como estudam Física, Química e disciplinas assemelhadas.

Postagens relacionadas: