Como saber o calor latente?

Índice

Como saber o calor latente?

Como saber o calor latente?

Para calcular o calor latente de uma substância, basta dividir a quantidade de calor Q que a substância precisa ganhar ou perder para mudar de fase pela massa m da mesma.

O que é calor latente de exemplo?

Exemplos de calor latente Água aquecida a 100°C passando do estado líquido para o gasoso. Enquanto toda a água não virar vapor, a temperatura se manterá constante. Outro exemplo é quando pegamos uma garrafa de vidro com refrigerante muito gelada e instantaneamente o líquido se congela a uma temperatura constante.

Quais os 3 tipos de calor latente em seu estado físico?

Calor latente de fusão (LF): é o calor que é absorvido ou cedido pelos corpos durante o processo de fusão: do líquido para o sólido e vice-versa, com temperatura constante. Calor latente de vaporização (LV): é aquele que é transferido durante as transformações sólido-líquido ou líquido-sólido, em temperatura constante.

Como podemos medir o calor sensível e o latente?

Trata-se aqui do denominado calor sensível. No cálculo do calor se utiliza a fórmula seguinte: Q = m . L. Ou seja: “Q” = quantidade de calor (cal ou J), “m” = massa (g ou Kg) e “L” = calor latente (cal/g ou J/Kg).

Qual é a diferença entre o calor sensível e calor latente?

Também chamado de calor específico, o calor latente, diferente do calor sensível, é aquele que provoca mudança no estado físico (sólido, líquido, gasoso). É quando a substância troca calor por grama de massa durante a mudança no estado físico.

O que é o calor latente das substâncias?

Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação.

O que é e como se calcula o calor latente?

A quantidade de calor latente é determinada pelo produto da massa (m) do corpo que sofreu a transformação de estado e o chamado calor latente de fusão ou vaporização (L). A quantidade de calor necessária para que cada grama da substância sofra mudança de estado é chamada de calor latente de vaporização ou de fusão.

Quais são as trocas de calor latente?

São exemplos de trocas de calor latente no geral, a evaporação da água a 100ºC, posto que, enquanto toda ela não evapora, a temperatura é a mesma. Também podemos citar a calefação, que é quando a água entra em contato com superfície muito quente e evapora-se de uma vez.

Como é medido o calor latente?

No Sistema Internacional (SI), o calor latente é medido em J/Kg (Joule por quilograma), entretanto, pode ser medido em cal/g (caloria por grama). Ele é calculado pela seguinte fórmula: Q = m.

Qual a diferença entre calor específico e calor latente?

Obs: Diferente do calor latente, o calor específico considera a variação de temperatura (temperatura final menos a temperatura inicial) que ocorre no corpo. Além do calor específico, o calor sensível também provoca mudanças de temperatura. É uma grandeza diferente do calor latente, pois modifica a temperatura e não a mudança de estado.

Qual é o calor latente da água?

Nas condições normais de temperatura e pressão, o calor latente da água, para suas diferentes mudanças de estado físico, é mostrado na tabela abaixo: De acordo com a tabela mostrada acima, são necessárias 80 calorias para congelarmos 1 grama de água que se encontre na temperatura de fusão (0 ºC).

Postagens relacionadas: