Como funciona a fototerapia na icterícia?
Índice
- Como funciona a fototerapia na icterícia?
- Como a fototerapia auxilia no tratamento da icterícia neonatal?
- Como fazer tratamento com fototerapia?
- Como tratar a icterícia neonatal?
- Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
- Quanto tempo de fototerapia para icterícia?
- Quais são os cuidados de enfermagem na fototerapia?
- Qual o mecanismo que se dá à especificidade da fototerapia?
- Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
- Como é o tratamento de fototerapia?
- Quais são os benefícios da Fototerapia em recém-nascidos com icterícia?
- Quando começou a fototerapia no Brasil?
- Quais são os benefícios da Fototerapia em bebês?
- Quais são as contraindicações da Fototerapia?
Como funciona a fototerapia na icterícia?
O tratamento mais eficaz para icterícia é a fototerapia em recém-nascidos. Trata-se de um equipamento que emite uma luz clara (a luz azul é considerada a mais eficaz) capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo.
Como a fototerapia auxilia no tratamento da icterícia neonatal?
A fototerapia constitui-se na modalidade tera- pêutica mais utilizada mundialmente no trata- mento da hiperbilirrubinemia neonatal causada pelo aumento dos níveis de bilirrubina indireta (lipossolúvel, não conjugada). A eficácia da fototerapia é dependente da absorção de fótons de luz pelas moléculas de bilirrubina.
Como fazer tratamento com fototerapia?
A realização da fototerapia consiste em aplicar uma luz com espectro de onda adequado diretamente no local a ser tratado, sendo importante que a pessoa tenha os olhos protegidos por um tapa olho durante todo o tratamento.
Como tratar a icterícia neonatal?
Tratamento com fototerapia A fototerapia é o principal tratamento para icterícia no bebê e é feita com a colocação do bebê num pequeno bercinho onde fica completamente nu, usando somente fralda, ficando exposto a uma luz com um comprimento de onda adequado para a absorção da bilirrubina.
Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.
Quanto tempo de fototerapia para icterícia?
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.
Quais são os cuidados de enfermagem na fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Qual o mecanismo que se dá à especificidade da fototerapia?
Portanto, o mecanismo de ação básico da fototerapia é a utilização de energia luminosa na transformação da bilirrubina em produtos mais hidrossolúveis(6). A bilirrubina absorve luz na região de 4nm.
Qual o valor de uma sessão de fototerapia?
Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.
Como é o tratamento de fototerapia?
A fototerapia é um tratamento que envolve a exposição das áreas afetadas da pele à luz ultravioleta (UV). Ela é capaz de interromper a superprodução de células da pele e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase.
Quais são os benefícios da Fototerapia em recém-nascidos com icterícia?
O objetivo geral dessa pesquisa é descrever as indicações e benefícios da fototerapia em recém-nascidos com icterícia.
Quando começou a fototerapia no Brasil?
No Brasil, a fototerapia teve seu início de uso em 1960, e na cidade de São Paulo havia um modelo inglês trazido por um médico hematologista, doutor Humberto Costa Ferreira, da Faculdade de Medicina de São Paulo.
Quais são os benefícios da Fototerapia em bebês?
Para que esses bebês não venham a ter problemas futuros, é necessário um tratamento chamado fototerapia, que consiste em banhos de luz para que a criança seja curada. Objetivo:descrever as indicações e benefícios da fototerapia em recém-nascidos com icterícia, e a importância da atuação do profissional enfermeiro.
Quais são as contraindicações da Fototerapia?
Indicações e contraindicações. A fototerapia é indicada para o tratamento de situações como: Hiperbilirrubinemia do recém-nascido; Linfoma cutâneo de células T;