Como se manifesta a flexibilidade?

Índice

Como se manifesta a flexibilidade?

Como se manifesta a flexibilidade?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

São considerados tipos de flexibilidade?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Quais os tipos de flexibilidade Cite suas características?

Tipos de Flexibilidade: Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

O que a falta de flexibilidade pode causar?

A falta de flexibilidade gera um mau desempenho esportivo e aumenta as chances de lesões tais como as distensões musculares. E a flexibilidade excessiva pode provocar instabilidade articular gerando: entorses articulares, osteoartrite e dores articulares (BLANKE, 1997).

Quais são os tipos de alongamento?

Existem dois tipos de alongamento: estático e ativo. O estático, realizamos de maneira passiva: ficamos parados em determinada posição por um certo tempo. Já o alongamento ativo pede movimentação de grupos musculares e articulações que se deseja trabalhar. Alguns especialistas preferem chamá-lo de aquecimento dinâmico.

O que é um treino de flexibilidade e quais suas características?

O treino de flexibilidade ajuda o organismo a se preparar para o movimento, favorece a aceleração da recuperação e atua para prevenir lesões. Ao colocar esse tipo de treino na rotina, você estará dando mais elasticidade ao sistema de músculo e tendões do corpo, o que melhora o condicionamento físico.

Quais são os componentes da flexibilidade?

Uma boa flexibilidade é resultado de mobilidade das articulações e elasticidade dos músculos, possibilitando movimentos amplos e sem dor. Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular.

Quais são as atividades que necessitam de flexibilidade?

Algumas atividades que necessitam o desenvolvimento deste tipo de flexibilidade são: Ginástica rítmica, Ginástica olímpica, ballet, Artes marciais, entre outras. [carece de fontes

Qual é a flexibilidade do corpo?

A flexibilidade pode ser considerada como a capacidade de dobrar, torcer ou alongar determinada parte do corpo e depende diretamente das articulações, músculos e tendões e quanto mais demorado, freqüente e intenso for o alongamento, mais rápido e significativo será a melhora do resultado de uma boa flexibilidade.

Como a flexibilidade é influenciada por exercícios?

Para Dantas (1999) a flexibilidade pode ser influenciada por exercícios que podem contribuir para seu aumento ou diminuição. Exercícios leves visando aquecimento provocam aumento da flexibilidade, ao contrário de exercícios intensos que provocam a diminuição da flexibilidade.

Como desenvolver a flexibilidade no trabalho?

Por isso, a flexibilidade é uma das soft skills que lhe auxilia na mudança de carreira, já que essa, assim como empatia e colaboração, são habilidades valorizadas pelas pessoas avaliadoras em uma entrevista de emprego e fazem com que você se destaque da concorrência. Como desenvolver a flexibilidade no trabalho? 5 dicas!

Postagens relacionadas: