Quais características do Estado português que contribuíram para o pioneirismo do País nas Grandes Navegações?

Índice

Quais características do Estado português que contribuíram para o pioneirismo do País nas Grandes Navegações?

Quais características do Estado português que contribuíram para o pioneirismo do País nas Grandes Navegações?

- Localização geográfica privilegiada de Portugal, com presença de litoral atlântico que favoreceu a navegação. - Investimentos da burguesia portuguesa na navegação marítima, pois esta tinha interesses comerciais, principalmente voltados para o negócio lucrativo das especiarias.

Qual elemento contribui para o pioneirismo português no processo de expansão marítima europeia?

Foi fator relevante para o pioneirismo português na expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV e XVI: ... e) o interesse do clero português na expansão do cristianismo, que fez da Igreja Católica o principal financiador das conquistas, embora exigisse, em contrapartida, a presença constante da cruz.

Como a formação do Estado nacional português contribuiu para o pioneirismo de Portugal na expansão comercial marítima *?

A sua posição geográfica privilegiada transformava o litoral português em ponto de chegada e partida de várias embarcações que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atlântico. Não por acaso, a classe mercantil desse país teve a oportunidade de firmar laços comerciais com diferentes nações.

Quais fatores podem explicar o pioneirismo de Portugal e Espanha na expansão marítima europeia?

Os motivos são diversos como: posição geográfica privilegiada; uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; ascensão do rei D. João I de Avis, com apoio da burguesia [Revolução de Avis - 1385]; incentivo do príncipe D.

Quais os fatores favoreceram o pioneirismo de Portugal?

alguns fatores que explicam esse pioneirismo de Portugal:

  • monarquia consolidada;
  • território unificado;
  • investimento no desenvolvimento de conhecimento náutico;
  • Interesse Da sociedade na expansão do comércio;
  • investimento estrangeiros no comércio;
  • posição geográfica;

Qual elemento contribui para o pioneirismo português?

Localização geográfica favorável; Motivação comercial; Avanços técnicos: bússola, astrolábio, mapas, etc.

Qual elemento contribui para o pioneirismo português no processo de expansão marítima europeia durante os séculos XV e XVI?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Qual foi a principal consequência do pioneirismo português na expansão marítima comercial?

O resultado das Grandes Navegações foi o “descobrimento” de uma série de novos locais pelos portugueses, como Açores e Madeira (ilhas atlânticas). Esse processo resultou também na chegada dos europeus ao continente americano em 1492.

O que motivou os europeus a se lançarem na expansão marítima?

Fatores que motivaram a expansão marítima exploração de metais preciosos para a cunhagem de moedas; investimento financeiro das monarquias nacionais aos projetos náuticos; ... Outro importante fator que corroborou ainda mais para a expansão marítima europeia foi o Renascimento urbano e comercial.

Qual a origem da expansão marítima portuguesa?

Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Ouvir: Expansão marítima portuguesa. Motivos da expansão marítima portuguesa Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.

Quem foi a primeira navegação marítima portuguesa?

A expansão marítima portuguesa foi a primeira de toda a Europa. Para os portugueses, a navegação foi a forma encontrada para comercializar com diferentes partes do mundo. Por Leandro Carvalho. Os portugueses foram os primeiros europeus a se lançar ao mar no período das Grandes Navegações Marítimas, nos séculos XV e XVI.

Qual o objetivo da política portuguesa de incentivo à navegação?

01. (Fuvest-SP) Portugal, nos séculos XV e XVI, exerceu importante papel no cenário europeu graças ao pioneirismo de sua navegação pelo Atlântico. a) Qual o objetivo da política portuguesa de incentivo à navegação?

Como os portugueses se tornaram grandes comerciantes?

Com o desenvolvimento dos estudos marítimos (Escola de Sagres), os portugueses se tornaram grandes comerciantes, prosperando e produzindo novas embarcações e formando grandes navegadores.

Postagens relacionadas: