Qual a diferença da gengivite para periodontite?

Índice

Qual a diferença da gengivite para periodontite?

Qual a diferença da gengivite para periodontite?

Ouça em voz altaPausarA gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

Como a gengivite evolui para periodontite?

Ouça em voz altaPausarQuando a gengivite progride para uma Periodontite, as gengivas começam a se afastar dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias ficam retidas nestas bolsas, liberando substâncias que, com o passar do tempo podem debilitar a estrutura óssea que suporta o dente.

Qual tratamento inicial indicado para a doença periodontal?

Ouça em voz altaPausarO tratamento da peridontite Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.

Qual é o remédio para a cura da gengivite?

Ouça em voz altaPausarOs remédios caseiros para gengivite como solução de água oxigenada, chá de alcaçuz ou pasta de cúrcuma, por exemplo, podem ser usados na forma de enxaguantes bucais ou na forma de pasta, após escovar os dentes, pois possuem ação anti-inflamatória, analgésica, antisséptica e antibacteriana, que ajudam a aliviar os ...

Quais as características da periodontite?

Ouça em voz altaPausarAs características clínicas primárias de periodontite incluem perda de inserção clínica (CAL), perda do osso alveolar (BL), formação de bolsas periodontais e inflamação gengiva!.

Como saber se a gengivite está melhorando?

Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:

  1. Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida.
  2. Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.

Qual a sequência adequada de um tratamento periodontal?

Ouça em voz altaPausarÉ de conhecimento dos cirurgiões-dentistas que o tratamento da doença periodontal propriamente dita, independentemente do tipo que se apresente, pode ser dividido didaticamente em três etapas: tratamento não cirúrgico (raspagem a campo fechado), tratamento cirúrgico e terapia de suporte, que é o acompanhamento do ...

Como é feito o tratamento de periodontite?

Ouça em voz altaPausarUm método de tratamento para a doença periodontal é realizado através de raspagem e alisamento radicular ou terapia periodontal não cirúrgica, que remove a placa bacteriana e o cálculo dentário (tártaro) das superfícies radiculares por meio de procedimentos utilizando instrumentos manuais, sônicos e ultrassônicos.

Como acabar com a gengivite rápido?

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:

  1. Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
  2. Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
  3. Cuspa a solução;
  4. Repita duas a três vezes por dia.

Como prevenir gengivite e periodontite?

Prevenção . A escovação adequada dos dentes e o uso do fio dental especialmente depois das refeições e antes de deitar, assim como passar por uma avaliação odontológica duas vezes por ano, evitar o consumo de açúcar e não fumar são medidas essenciais para prevenir a gengivite, a periodontite e suas complicações.

Como Prevenir a gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, que pode evoluir para a periodontite, forma mais grave da doença. Veja como prevenir.

Como é feito o diagnóstico da gengivite?

O diagnóstico da gengivite, assim como o da periodontite, é clínico, considerando os sinais e sintomas da doença, as condições gerais de saúde do paciente e seu histórico familiar. Quanto mais precocemente for feito, melhores serão os resultados do tratamento.

Qual a causa mais comum da gengivite?

A causa mais comum da gengivite é a falta de higiene bucal adequada, que permite o acúmulo da placa bacteriana nos dentes e na gengiva. Outras causas possíveis são má oclusão, tártaro, cáries, ausência de restaurações, baixa produção de saliva, cigarro, certos medicamentos e a exposição a metais pesados, por exemplo, o chumbo e o bismuto.

Postagens relacionadas: