Como encontrar um termo de uma PG?
Como encontrar um termo de uma PG?
Observem que o termo geral ou o enésimo termo de uma PG, representado por an, é igual ao produto entre 1º termo da sequência, o a1, e a razão q da PG, quando esta é elevada ao expoente n – 1.
Qual é a razão da PA?
A Progressão Aritmética (P.A.) é uma sequência de números onde a diferença entre dois termos consecutivos é sempre a mesma. Essa diferença constante é chamada de razão da P.A..
Como calcular uma progressão geométrica?
Para melhor entendimento, vamos mostrar alguns exemplos de progressões geométricas. Dado o conjunto A = {2,4,8,16,32,64…}, calcule a razão da PG representada por ele. Se você continuar a testar, usando o termo sucessor dividido pelo termo antecessor e o valor da razão der sempre o mesmo temos, uma progressão geométrica.
Como dividir as progressões geométricas?
De acordo com o valor da razão (q), podemos dividir as Progressões Geométricas (PG) em 4 tipos: Na PG crescente a razão é sempre positiva (q > 0) formada por números crescentes, por exemplo: Na PG decrescente, a razão é sempre positiva (q > 0) e diferente de zero (0) formada por números decrescentes.
Qual a diferença entre as progressões aritméticas?
A comparação entre as progressões é muito comum, e as diferenças estão na definição de cada uma delas. Na progressão aritmética, a partir do primeiro termo, existe uma razão r que é somada ao primeiro termo para gerar o segundo termo, logo, de um termo para o outro, a diferença sempre é igual à razão.
Como calcular a razão da PG?
A razão da pg (q), também conhecida como razão geométrica, é calculada fazendo a divisão de qualquer termo, exceto o 1º termo, pelo termo anterior. A fórmula da razão da PG é: Exemplo de como calcular a razão da PG. Encontre a razão geométrica da seguinte PG( 2, 6, 18, 54 ).