Qual é o seu regime tributário MEI?

Índice

Qual é o seu regime tributário MEI?

Qual é o seu regime tributário MEI?

As empresas qualificadas como MEI recolhem tributação por meio do Simples Nacional, no entanto, pode-se dizer que o regime tributário MEI é um pouco diferente do Simples Nacional, já que as MEIs são isentas de tributos fiscais federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Quem é MEI é optante pelo Simples?

Quem é MEI é optante pelo Simples? Parece confuso, mas a resposta é sim! ... O MEI foi instituído e hoje é gerido pelo Comitê do Simples Nacional, inclusive. Ele funciona como como uma subdivisão deste regime tributário, porém de forma ainda mais simplificada, com a isenção de vários tributos e uma taxa mensal fixa.

Qual a diferença entre Mei e Simples Nacional?

Em relação ao Simples Nacional, a diferença é que a burocracia no modelo de MEI é menos intensa para a formalização. Os tributos também são diferentes: o MEI quita mensalmente o INSS com 5% do salário mínimo, ICMS para comércio e indústria e ISS para prestadores de serviço.

Como migrar do Mei para o Simples Nacional?

Como migrar do MEI para o Simples Nacional? Para abrir uma ME, é necessário seguir um checklist. Quando o processo é de descredenciamento do MEI e passagem para o modelo de ME, os passos são um pouco distintos. Veja abaixo as etapas que separamos para providenciar o crescimento do seu negócio e mudar seu regime de tributação:

Quando entrarão em vigor as novas regras para o Simples Nacional?

Em 2018, entrarão em vigor novas normas para o Simples Nacional. Uma das principais mudanças será o aumento do teto de faturamento para MEI, que passará a ser de R$ 81.000,00. Isso representa uma vantagem para quem fizer a migração a partir do ano que vem, visto que é possível ser MEI até um valor maior de faturamento.

Quando ocorre o desenquadramento pelo Simples Nacional?

Já quando o desenquadramento é causado pela contratação de colaboradores, inclusões de sócios na marca, adesão de atividades que têm veto no MEI ou abertura de filiais ou de outra empresa, a situação é diferente. Aqui, a opção pelo Simples Nacional se inicia no primeiro dia do mês seguinte.

Postagens relacionadas: