Como cuidar de um bebê cardiopata?
Índice
- Como cuidar de um bebê cardiopata?
- Tem cura cardiopatia congênita?
- Como diagnosticar cardiopatia congênita?
- Porque bebê nasce com cardiopatia?
- O que é considerado uma cardiopatia grave?
- Como ter um bebê com cardiopatia?
- Como receber os medicamentos para a cardiopatia congênita?
- Quais são as vacinas do bebê com cardiopatia congênita?
- Que tipo de atividade pode fazer o cardiopediatra para o seu filho?
Como cuidar de um bebê cardiopata?
Os cuidados do bebê cardiopata logo que nasce variam muito de acordo com o tipo e a complexidade da cardiopatia. Mas, grande parte precisa de ventilação mecânica, medicação na veia com bombinha de fluxo contínuo e, depois, cirurgia.
Tem cura cardiopatia congênita?
Em alguns casos, não causa sintomas. De qualquer maneira, é o problema congênito mais comum e uma das principais causas de morte entre as malformações. A boa notícia é que a cardiopatia congênita pode ser controlada e até curada, sobretudo quando identificado e tratado precocemente.
Como diagnosticar cardiopatia congênita?
Para detectar se o bebê possui alguma Cardiopatia Congênita, são realizados exames específicos. A médica explica que em linha cronológica, desde o feto até o momento do nascimento da criança, o primeiro exame realizado é o ecocardiograma fetal, que faz parte da rotina obstétrica da Rede Mater Dei.
Porque bebê nasce com cardiopatia?
A cardiopatia congênita é uma doença em que há a ocorrência de uma anormalidade da estrutura ou função do coração desde o nascimento do bebê. Ela acontece por meio de uma alteração no desenvolvimento embrionário de uma estrutura cardíaca normal, o que provoca um fluxo sanguíneo alterado na região.
O que é considerado uma cardiopatia grave?
Conceitua-se como cardiopatia grave no sistema médico-pericial do sistema público federal toda aquela que, em caráter permanente, reduz a capacidade funcional do coração e conseqüentemente as capacidades físicas e profissionais do servidor, a ponto de acarretar alto risco de morte prematura ou impedir o mesmo de ...
Como ter um bebê com cardiopatia?
Ter um bebê com cardiopatia pode ser uma situação solitária e difícil, em especial se não houver outros casos na família. Embora um bebê não seja como outro -- e uma cardiopatia congênita é diferente da outra --, as angústias, os medos e a rotina das mães de crianças com problemas cardíacos são muito parecidos.
Como receber os medicamentos para a cardiopatia congênita?
Todas as crianças até 2 anos de idade com cardiopatia congênita têm direito a receber as cinco doses (uma por mês) anuais dessa espécie de "vacina" pelo SUS. É necessário o preenchimento de documentos de solicitação de medicamentos especiais e ter o laudo médico.
Quais são as vacinas do bebê com cardiopatia congênita?
Além das vacinas de rotina, é importante que o bebê com cardiopatia receba anticorpos específicos contra o VSR (RSV, em inglês). Todas as crianças até 2 anos de idade com cardiopatia congênita têm direito a receber as cinco doses (uma por mês) anuais dessa espécie de "vacina" pelo SUS.
Que tipo de atividade pode fazer o cardiopediatra para o seu filho?
Pergunte com detalhes ao cardiopediatra que tipo de atividade a criança pode fazer, e por quanto tempo, para ter parâmetros concretos para o seu filho.