O que é lateralidade na educação infantil?

Índice

O que é lateralidade na educação infantil?

O que é lateralidade na educação infantil?

A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez.

Como trabalhar a lateralidade na educação infantil?

– Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade. – Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão.

Quais são os objetivos específicos de se trabalhar a lateralidade?

3 – OBJETIVOS: - Identificar os lados direito e esquerdo, tendo como referência o seu corpo próprio. - Experimentar o domínio das noções esquerda-direita, independente da sua dominância lateral. - Favorecer a compreensão do conteúdo lateralidade e dominância lateral.

O que é conceito de lateralidade?

1. Acto ou efeito de lateralizar. 2. [ Fisiologia ] Predomínio de um hemisfério cerebral sobre o outro na actividade motora.

Qual objetivo de trabalhar esquerda e direita?

Esta atividade educativa tem como objetivo auxiliar crianças em idade pré-escolar a desenvolver noções de direção (direita e esquerda) e localizar no espaço objetos e pessoas que se encontram ao seu redor.

Quais são as noções de lateralidade?

A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

Porque a lateralidade é importante?

Mas, o lado não dominante também é importante, pois auxilia no movimento global, completando-o. “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p. ... ela desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior.

Como desenvolver a lateralidade dos alunos?

O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos. Nossas crianças estão cada dia mais expostas aos aparelhos tecnológicos, e muitas vezes passam horas em frente aos celulares, tablets, computadores ou em frente a uma televisão.

Como a lateralidade evolui nas crianças?

Como a lateralidade evolui nas crianças A lateralidade é um processo dinâmico que passa por diferentes fases até que, aproximadamente aos 6 – 7 anos termina por se estabelecer definitivamente. É importante que quando a criança chegue a idade de escolarização obrigatória (6 anos) tenha adquirido sua lateralidade.

Qual a fase de desenvolvimento da lateralidade?

O adequado desenvolvimento da lateralidade é imprescindível para um correto aprendizado da leitura-escrita, da elaboração do seu esquema corporal, da organização da referência espacial direita – esquerda. - Fase de indiferenciação (0 a 2 anos): Trata-se de um momento em que a criança não tem definida sua lateralidade.

Quais os tipos de lateralidade?

Como vemos, a lateralidade se encontra interrelacionada com o conjunto das funções motoras e, por sua vez, intervém em todos os níveis de desenvolvimento da criança. Tipos de lateralidade Existem diferentes tipos de lateralidade: - Destro: onde existe predomínio cerebral do hemisfério esquerdo e realizações motoras da direita.

Postagens relacionadas: