Como ajudar seu filho a se expressar?

Índice

Como ajudar seu filho a se expressar?

Como ajudar seu filho a se expressar?

Basta um espelho, papel e lápis de cor na mão para brincar. Leve a criança à frente do espelho e peça para ela fazer algumas expressões, como, alegria, tristeza, raiva, calma, ansiedade. Depois de observar, peça para desenhar as que mais gostou de fazer, ou as que achou mais difícil.

Como ensinar seu filho a lidar com as emoções?

Uma boa técnica para ensinar às crianças sobre uma emoção é apontá-la nos outros. “Quando você lê livros de histórias ou assiste a filmes, pergunte a seu filho como eles acham que o personagem pode estar se sentindo. Isso não só aumenta o vocabulário emocional, mas também ensina a empatia“, diz Gleicher.

Como lidar com sentimentos das crianças?

Ajude-os a entender quais são suas preferências, seus desejos e suas necessidades. Mostre que errar é normal e que está tudo bem se algo não der certo. Crie oportunidades para conversar sobre sentimentos: fale para seus filhos e os ouça. Elogie seus filhos quando eles reconhecerem sentimentos de forma positiva.

O que fazer quando a criança perde o controle?

Caso você perca o controle, peça desculpas. Assim estará ensinando que todos nós erramos. Você pode se aproximar, abraçar ou pegar na mão, olhar nos olhos, escutar o que ele quer dizer, acolher o sentimento. Pode também dizer que está ali para ajudá-lo, que ele pode contar com você.

Quais sentimentos trabalhar na educação infantil?

Conte histórias. As histórias são ótimas ferramentas para aguçar o aprendizado das crianças. Então, podemos usar essas historinhas infantis para falar de sentimentos como solidão, tristeza, inveja, ciúmes e alegria.

Como trabalhar as emoções em aulas remotas?

Uma delas é conversar com os filhos e ajudá-los a nomear as emoções que sentem. “Ajudar as crianças com o vocabulário é muito importante, assim como dividir suas próprias emoções. Isso pode criar conexões em um momento em que as famílias estão passando mais tempo juntas.”

Como falar com seus filhos de sentimentos?

Nem sempre é fácil falar com nossos filhos de emoções e sentimentos, mas seria maravilhoso para eles terem oportunidade para falar abertamente seus mais íntimos pensamentos, sensações, frustrações, arrependimento, amor. Enfim, abrir seu coração.

Como aprender sobre os sentimentos de outras pessoas?

Aos filhos pequenos, ensine palavras como “feliz”, “triste” e “medo”. As crianças mais velhas podem aprender palavras mais complexas, como “frustradas”, “desapontadas” e “nervosas”. Falar sobre os sentimentos de outras pessoas também ensina empatia.

Como ensinar a criança a falar com os outros?

À medida que o pequeno deseja começar a falar e se comunicar com os outros, ele vai começar mostrando objetos para nos fazer pegá-los para ele. Por exemplo, talvez a criança nos peça um brinquedo com as mãos e tente, nas próprias palavras, pronunciar o nome do objeto.

Como ensinar as crianças sobre suas emoções?

A importância de começar a ensinar as crianças sobre suas emoções o mais cedo possível, está no fato de que seus sentimentos afetam cada escolha que elas fazem. As crianças que entendem suas emoções são menos propensas a agir com ataques de raiva e agressões, por exemplo.

Postagens relacionadas: