Como trabalhar Grafomotricidade na educação infantil?
Índice
- Como trabalhar Grafomotricidade na educação infantil?
- Que tipo de letra deve ser usada na educação infantil?
- Por que não ensinar a letra cursiva nas crianças?
- Por que a letra cursiva é tão importante durante a alfabetização?
- Por que a letra cursiva é importante para a coordenação motora?
- Por que a letra cursiva é mais eficiente?
Como trabalhar Grafomotricidade na educação infantil?
– Primeira dica: nunca comece a trabalhar a coordenação motora com as mãos. Isso é importante porque antes de tudo vem a consciência corporal da criança. É muito bom que se trabalhe o esquema corporal para que o pequeno conheça a força de seu corpo. Expressar o próprio corpo influencia a escrita.
Que tipo de letra deve ser usada na educação infantil?
Durante a alfabetização inicial, os pequenos trabalham pensando quais e quantas letras são necessárias para escrever as palavras. As letras de fôrma maiúsculas são as ideais para essa tarefa, já que são caracteres isolados e com traçado simples - diferentemente das cursivas, emendadas umas às outras.
Por que não ensinar a letra cursiva nas crianças?
Bom, aparentemente, as novas maneiras de ensino, principalmente o ensino construtivista, não ligam tanto para o ensino da letra cursiva. Algumas instituições apenas ensinam a letra de mão por costume ou para manter a tradição. Há quem vai ainda mais longe quando se fala sobre a necessidade de ensinar a letra cursiva as crianças.
Por que a letra cursiva é tão importante durante a alfabetização?
Esta é a questão que anda dividindo educadores de todo o Brasil. E a letra cursiva não é a única a gerar polêmica, já que o ensino da tabuada também foi alvo de muitos questionamentos. O fato é que, apesar da letra cursiva não ser mais tão relevante após a formação, ela ainda é muito importante durante a alfabetização.
Por que a letra cursiva é importante para a coordenação motora?
Outros educadores defendem também a ideia de que a letra cursiva é importante para melhorar a coordenação motora das crianças. Este é um fato que é comprovado pela ciência, já que a atividade realmente exige uma melhora constante da coordenação.
Por que a letra cursiva é mais eficiente?
Segundo alguns especialistas, como o neurocientista Norman Doidge, a letra cursiva exige mais das áreas simbólicas e motoras do cérebro, portanto ela é mais eficiente do que a letra de forma para ajudar a criança a adquirir uma maior fluência.