Como ensinar a criança a ter limite?

Índice

Como ensinar a criança a ter limite?

Como ensinar a criança a ter limite?

Dizer o que quer que a criança faça, de forma clara e sempre oferecendo opções, é um bom caminho para ajudá-la a entender que ela tem uma gama de ações em que pode agir.

Porque os filhos precisam de limites?

Uma criação com regras é fundamental para uma infância saudável e para que ele se torne um adulto melhor. A psicóloga infantil Carol Braga, mãe de Isabela e Ricardo, explica que os limites são necessários para o bem da criança, pois eles evitam, por exemplo, até que ela se machuque.

Quem pensa que um bebê não tem limites?

Engana-se quem pensa que um bebê não tem limites. A rotina, por si só, já é o primeiro contato que seu filho tem com as regras da casa. Mas a maneira como elas são impostas varia conforme a maturidade da criança.

Por que o meu filho está agindo assim?

Quando está com a criança, o adulto consegue explicar o que se espera dela e por que certas ações não são toleradas. Espalhar todos os brinquedos, pular no sofá, jogar bola dentro do apartamento... Diante do próximo mau comportamento, a primeira pergunta que você deve se fazer é: por que será que meu filho está agindo assim?

Quando o filho começa a dividir?

Até os 2 anos: seu filho começa a perceber o mundo e as pessoas ao seu redor, mas ainda não sabe dividir – é a tradicional fase do “é meu!”. É nesse período que o “não”, principalmente relacionado à segurança, passa a fazer parte mais ativamente da vida dele. Porém, a criança nessa idade quase não entende essa palavrinha.

Por que a criança deve entender isso?

“A criança deve entender que há coisas que fazemos porque gostamos e, outras, porque precisamos. É papel nosso explicar isso a ela e, quanto mais natural for a forma que os pais lidam com a situação, melhor”, afirma Cassia. Isto é, desde pequeno, o seu filho deve perceber que toda ação traz uma reação, positiva ou negativa.

Postagens relacionadas: