O que diz a teoria de Lacan?

Índice

O que diz a teoria de Lacan?

O que diz a teoria de Lacan?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro.

Porque é difícil entender Lacan?

A Complexidade da Obra de Lacan Uma das razões que dificulta na compreensão da obra de Lacan é o seu próprio modo de escrever. Ele escreve de uma forma que não leva a uma posição claramente definida. Seu estilo de escrita usualmente empregado, assim, acaba se diferenciado a sua obra da obra de Freud.

Qual é o conceito de Lacan?

Embora Lacan também tenha formulado conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

Quais são os 4 pilares da psicanálise?

Os quatro pilares de aprendizagem da psicanálise

  1. Praticar. É tão óbvio quanto fundamental. ...
  2. Receber supervisão. A supervisão ocorre quando outro psicanalista mais experiente acompanha a sessão e fornece feedback sobre a prática.
  3. Estudar. ...
  4. Fazer análise.

O que diz a teoria de Winnicott?

A teoria de Winnicott baseia-se no fato de que a psique não é uma estrutura pré-existente e sim algo que vai se constituindo a partir da elaboração imaginativa do corpo e de suas funções – o que constitui o binômio psique-soma.

Qual o objetivo da psicanálise para Lacan?

O objetivo é que o sujeito reconheça onde as coisas vão mal com base na própria fala, assumindo um novo jeito de se comportar e também a responsabilidade do que ocorreu até então. Ou seja, nada de culpar os outros ou o seu próprio inconsciente: para Lacan, temos de admitir nosso papel na geração dos nossos sofrimentos.

O que é a psicanálise para Lacan?

A psicanálise lacaniana defende que o sujeito é constituído pela linguagem, assim como seu inconsciente, de modo que, sem a linguagem, o inconsciente seria um vazio. De acordo com Lacan, a constituição do indivíduo surge da sua relação com o outro. Gostou de aprender sobre os fundamentos da psicanálise lacaniana?

O que é o imaginário em Lacan?

O termo imaginário, utilizado por Lacan depois de 1936, designaria o campo ou o registro da relação dual com a imagem do outro. Deste modo, o imaginário seria um conceito mais amplo que o estádio do espelho, uma vez que diz respeito às conseqüências do fato de que o eu é fundado numa relação especular.

O que é o objeto a em Lacan?

O objeto anal, Lacan (idem, p. 321) define como o objeto que a psicanálise fez emergir em sua especificidade. Sem o discurso analítico não se distingue a função determinante desse objeto na economia do desejo. ... Trata-se de um objeto que é o excremento, por exemplo, mas enquanto demandado pelo Outro.

Quais são os principais conceitos da Psicanálise?

Os principais conceitos que inauguram a Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

Qual a razão que dificulta a compreensão da obra de Lacan?

Uma das razões que dificulta na compreensão da obra de Lacan é o seu próprio modo de escrever. Ele escreve de uma forma que não leva a uma posição claramente definida. Seu estilo de escrita usualmente empregado, assim, acaba se diferenciado a sua obra da obra de Freud. Dentro disso, as contradições acabam sendo frequentes na obra de Lacan.

Qual a diferença entre Freud e Lacan?

Lacan não apenas afirma que o inconsciente é como uma língua. Ele também propõe que, antes da língua, não existe o inconsciente para o indivíduo. É apenas quando a criança adquire uma língua é que ela se torna um sujeito humano, isto é, quando ela passa a fazer parte do mundo social. Diferenças entre as obras de Freud e Lacan

Qual a síntese da psicanálise de Lacan?

Psicanálise de Lacan: uma síntese Lacan apresentou invocações na psicanálise, tanto do ponto de vista teórico, como no ponto de vista prático. Segundo Lacan, a psicanálise tem apenas uma interpretação possível, que é a interpretação linguística. Na psicanálise, o inconsciente é tido como fonte dos fenômenos patológicos.

Postagens relacionadas: