Quais fatores podem afetar a metabolização dos fármacos?

Índice

Quais fatores podem afetar a metabolização dos fármacos?

Quais fatores podem afetar a metabolização dos fármacos?

Os índices individuais de biotransformação de fármacos são influenciados por fatores genéticos, doenças coexistentes (em particular, hepatopatias crônicas e insuficiência cardíaca avançada) e interações entre fármacos (em especial as que envolvem indução ou inibição de biotransformação).

O que são polimorfismos genéticos e como eles se relacionam a farmacogenética?

Polimorfismos que ocorrem em regiões codificadoras dos genes determinam variações na sequência de aminoácidos proteicos, que podem modificar a estrutura, propriedades físico-químicas e função da proteína responsável pelo metabolismo do fármaco ou seu sítio de ação (WEINSHILBOUM, 2003; TROTTA et al., 2004).

Como os polimorfismos genéticos causam diferenças nas respostas terapêuticas entre os indivíduos que usam um mesmo medicamento?

Vários polimorfismos genéticos estão presentes em muitas enzimas do sistema citocromo P450 (CYP), levando a uma capacidade de metabolização de fármacos diferenciada entre pacientes. O conjunto de polimorfismos mais bem caracterizado são os alelos do gene CYP2D6.

Quais são os principais fatores que podem interferir nos efeitos terapêuticos dos fármacos?

Fatores que influenciam na resposta dos medicamentos

  • INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS. ...
  • Interações farmacêuticas (incompatibilidades): ...
  • Interações farmacocinéticas: ...
  • Absorção. ...
  • Distribuição. ...
  • Metabolismo. ...
  • Excreção. ...
  • Interações farmacodinâmicas:

Como ocorre as reações de fase 1 do metabolismo dos fármacos?

Reações de Fase I do Metabolismo: Convertem o fármaco original em um metabólito mais polar através de reações de oxidação, redução ou hidrólise. O metabólito resultante pode ser farmacologicamente inativo, menos ativo ou, às vezes, mais ativo que a molécula original.

Quais os fatores que interferem na biodisponibilidade?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).

Como os polimorfismos genéticos mutações se Relacionan a farmacogenética?

Polimorfismos genéticos podem alterar a expressão ou a conformação desses trans- portadores afetando a afinidade do mesmo pelo subs- trato, o que pode resultar em alterações na absorção e eliminação de medicamentos.

O que estuda a farmacogenética?

A farmacogenética é a área da genética responsável por estudar os impactos da variabilidade genética na população sobre os efeitos na terapia com medicamentos, com a finalidade principal de minimizar os efeitos adversos e otimizar os efeitos terapêuticos.

É possível os polimorfismos genéticos interferem no metabolismo de drogas?

Vários polimorfismos genéticos estão presentes em muitas enzimas do sistema citocromo P450 (CYP), levando a uma capacidade de metabolização de fármacos diferenciada entre pacientes.

Qual a principal aplicação da farmacogenômica?

A farmacogenômica visa melhorar o tratamento e resposta a medicamentos através do estudo da variação genética, os fatores genéticos que afetam a resposta a drogas incluem a variação de codificação genética para enzimas metabolizadoras, receptores, transportadores e alvos.

Como a alimentação influencia na genética?

Na prática, como a alimentação influencia na genética? A interação entre hereditariedade e meio ambiente (natureza e educação) é claramente mais complexa do que os cientistas sabem até hoje. Enquanto o DNA rege o metabolismo, os nutrientes presentes também influenciam o DNA e a expressão gênica.

Quais fatores influenciam o metabolismo dos fármacos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos. Ocorre por diferentes vias e varia conforme as ...

Como os genes influenciam o metabolismo?

De fato, nove em dez genes foram influenciados pelas mudanças na nutrição e no metabolismo interno. Este estudo nos ajuda a entender o papel da nutrição sobre os genes. No passado, genes eram vistos estritamente como controladores do processo de transformação dos nutrientes e aminoácidos em proteínas e processos corporais.

Qual é a retirada do fármaco do organismo?

É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos. Ocorre por diferentes vias e varia conforme as características físico-químicas da substância a ser excretada.

Postagens relacionadas: