O que é a doutrina da Trindade?

Índice

O que é a doutrina da Trindade?

O que é a doutrina da Trindade?

A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; um Deus em Três Pessoas. As três pessoas são distintas, mas são uma substância, essência ou natureza.

Como entender o Pai o Filho e O Espírito Santo?

“O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. ... A ideia de um Deus que é 3 entidades ao mesmo tempo desafia a lógica. Mas é aceita como verdade inquestionável pelos fiéis. Para eles, a Santíssima Trindade não precisa de explicação, é simplesmente um mistério da fé.

Porque é fundamental entender a doutrina da Trindade?

A Trindade é importante porque é quem Deus é. ... A Trindade não é para nada além de si mesma, porque a Trindade é Deus. Deus é Deus desta maneira: o modo de Deus de ser Deus é ser Pai, Filho e Espírito Santo simultaneamente por toda a eternidade, perfeitamente completo em uma comunhão trina de amor.

Como exemplificar a Trindade?

As três pessoas da Santíssima Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito. Santo Agostinho exemplifica dizendo que, na trindade, temos “O Amante, que é Deus Pai; O amado, que é Cristo; e O amor, que é o Espírito Santo”.

Qual o papel de Deus Jesus e Espírito Santo?

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Quem criou a Santíssima Trindade?

Atanásio, bispo de Alexandria, “inventou” a Santíssima Trindade no século 4 (Concílio de Niceia, 325).

Qual a mensagem principal do sermão da montanha?

O Sermão da Montanha é um discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus (Caps. 5-7) e no Evangelho de Lucas (Fragmentado ao longo do livro). Nestes discursos, Jesus Cristo profere lições de conduta e moral, ditando os princípios que normatizam e orientam a vida cristã.

Qual a origem da doutrina da Trindade?

/ A Surpreendente Origem da Doutrina da Trindade “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:32). A maioria das pessoas acredita que tudo que carrega o rótulo de “cristão” deve ter se originado em Jesus Cristo e seus primeiros seguidores. Mas, definitivamente, este não é o caso.

Qual a objeção contra a doutrina da Trindade?

Uma das objeções mais comuns alegadas contra a doutrina da Trindade é que ela implica no triteísmo, ou seja, a crenças em três Deuses. E como veremos adiante, a formalização histórica da doutrina se deu nas controvérsias anti-trinitárias.

Como explicar a Trindade?

Como Explicar a Trindade? (mp3) A palavra "trindade" não aparece nas Bíblias comuns que usamos. Por esse motivo, eu evito o uso dela. Procuremos falar sobre assuntos bíblicos usando linguagem bíblica.

Quem discorda da doutrina da Trindade?

Elas discordam da doutrina da Trindade, isto é, da afirmação de que um único Deus revela-se em três pessoas divinas distintas, ou simplesmente, do conceito de um Deus formado por três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo .

Postagens relacionadas: