O que é a concordância nominal?
O que é a concordância nominal?
A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.
Quais os tipos de concordância nominal?
Concordância nominal
- O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. ...
- Quando o adjetivo se refere a vários substantivos, a concordância pode variar. ...
- Expressões formadas pelo verbo SER + adjetivo: ...
- O adjetivo concorda em gênero e número com os pronomes pessoais a que se refere.
Quais são os exemplos de concordância nominal?
Exemplos de concordância nominal 1 Oamigoverdadeiro; 2 Aamigaverdadeira; 3 Osamigosverdadeiros; 4 As amigas verdadeiras.
Qual a concordância com a gramática?
1. (Mackenzie) Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática: I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores. II. Muito obrigadas! – disseram as moças. III. Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada. IV. A pobre senhora ficou meio confusa. V. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. Alternativa c: apenas em III. 2.
Quais são os tipos de concordância?
Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Na oração acima, temos esses dois tipos de concordância: Ao concordar o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos), estamos diante de um caso de concordância verbal.
Qual a regra de concordância?
Nota: Essa mesma regra de concordância é também aplicada às expressões: é necessário, é preciso, é bom. As palavras mesmo e próprio estabelecem concordância em gênero e número com o substantivo quando atuam como adjetivo: n os própri os escritóri os.