Como e quando a fotografia passou a ser considerada arte?

Índice

Como e quando a fotografia passou a ser considerada arte?

Como e quando a fotografia passou a ser considerada arte?

1970: a década da fotografia como arte Pós-modernismo, a fotografia se consolidou como arte expressiva e cultura de massa. ... Porém, com a chegada dos anos 1970, a arte passou a conquistar galerias e instituições artísticas – land-art.

Quando a fotografia se transformou em arte?

No Brasil, a fotografia como arte surge por volta de 1939, a partir da organização dos primeiros fotoclubes.

Por que a fotografia é considerada uma arte?

Fotografia não é arte, é um processo, mas ele pode e deve ser utilizado para fins artísticos. O que diferencia uma fotografia normal de uma fotografia artística é o conceito envolvido em sua produção. Quando se existe um conceito, uma idéia, um sentido, a fotografia serve apenas como meio para expressar um objetivo.

Quando a fotografia foi oficialmente apresentada para o público?

Em 19 de agosto de 1839, numa sessão conjunta das Academias de Ciências e de Belas Artes, em Paris, ocorreu o anúncio da invenção do daguerreótipo.

Como é a definição técnica de fotografia?

A fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez. ...

Por que a fotografia não era considerada arte?

Até hoje a fotografia ainda não é aceita pela maioria das pessoas como uma forma de arte. As pessoas acham que tem que haver técnica e destreza, para que uma pessoa seja considerada artista e a câmera fotográfica, nessa visão, nivela todos na mesma capacidade técnica. ... A figura do artista tomou o lugar da obra de arte.

Qual o problema do daguerreótipo?

Os daguerreótipos são extremamente frágeis. A superfície é facilmente riscada e estão sujeitos à oxidação, por isso precisam ser encapsulados e conservados com cuidado, mas a fluorescência de micro-raios X de varredura rápida podem ser usados para enxergar além da deterioração e recuperar as imagens.

Como era o daguerreótipo?

Um daguerreótipo consiste em uma imagem única e positiva, formada diretamente sobre placa de cobre, revestida com prata e, em seguida, polida e sensibilizada por vapores de iodo. Depois de exposta na câmera escura, a imagem é revelada por vapores de mercúrio e fixada por uma solução salina.

Quando começou a fotografia como arte?

Por aqui, a fotografia como arte começa a aparecer por volta de 1939 com a organização dos primeiros fotoclubes que introduziu o modernismo à fotografia brasileira e revelou toda uma geração de artistas como German Loca, Geraldo de Barros e Thomaz Farkas.

Quem foi mais influente no movimento da fotografia como arte?

Um dos nomes mais influentes no movimento da fotografia como arte foi Alfred Stieglitz (1864-1946), um americano que mantinha uma estreita relação com a Europa. Ele dirigia a revista Camera Work, que publicava o que se fazia de melhor em termos de fotografia artística em todo o mundo.

Por que a fotografia artística não é diferente?

Com a fotografia artística não é diferente. Nesse sentido, por exemplo, a fotografia tradicional ou jornalística cumpre o papel de retratar a realidade e o figurativismo das imagens. Já a artística é mais conceitual e abstrata, ou seja, busca representar a beleza de modo intuitivo, para, assim, despertar a sensibilidade e a emoção das pessoas.

Quando a fotografia foi declarada uma invenção?

Após muitas tentativas, a fotografia foi, finalmente, declarada uma invenção em 1839. E foi neste período que o seu papel dentro da arte começou a ser discutido – debate que dura até hoje. Na época, diversas publicações europeias e americanas examinaram o assunto para entender melhor a importância e o impacto dessa novidade.

Postagens relacionadas: