Como entender o resultado de exame de sífilis?
Índice
- Como entender o resultado de exame de sífilis?
- Como interpretar o teste VDRL?
- Como interpretar o exame FTA-ABS?
- Quanto tempo para detectar sífilis?
- O que quer dizer não reagente no exame de VDRL?
- Como interpretar o exame FTA ABS?
- Como saber se a sífilis é primária?
- Qual o resultado do exame da sífilis?
- Como é possível que se tenha sífilis?
- Quais são os casos de sífilis primária?
- Qual é o título mais baixo para diagnóstico da sífilis?
Como entender o resultado de exame de sífilis?
O que significa o resultado positivo Esse título significa que mesmo diluindo o sangue em 16 vezes ainda é possível identificar anticorpos. Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos.
Como interpretar o teste VDRL?
O VDRL é considerado positivo quando seu título for igual ou superior a 1/16. Títulos inferiores são considerados falso-positivos quando os testes treponêmicos forem negativos. Entretanto, algumas condições estão associadas com VDRL reagente e ELISA não reagente, sem história prévia de sífilis.
Como interpretar o exame FTA-ABS?
A interpretação deverá levar em consideração a história clínica do paciente. Quando apenas o CMIA for reagente, com VDRL/ RPR e TPHA/FTA-Abs não reagentes, o resultado deve ser interpretado, amostra não reagente para sífilis, com provável resultado falso-positivo do teste de triagem.
Quanto tempo para detectar sífilis?
O primeiro exame a se positivar na sífilis é FTA-ABS com 10 dias de contágio. Após 3 a 4 semanas, O VDRL poderá positivar-se. Se você já teve sífilis, o FTA-ABS ficará sempre positivo. Desta forma, o seu exame a ser solicitado para o diagnóstico será o VDRL.
O que quer dizer não reagente no exame de VDRL?
Quando o resultado do exame for “VDRL não reagente”, significa que o paciente em questão nunca esteve em contato com esta bactéria da sífilis, ou que o seu organismo conseguiu eliminá-la totalmente do corpo.
Como interpretar o exame FTA ABS?
A interpretação deverá levar em consideração a história clínica do paciente. Quando apenas o CMIA for reagente, com VDRL/ RPR e TPHA/FTA-Abs não reagentes, o resultado deve ser interpretado, amostra não reagente para sífilis, com provável resultado falso-positivo do teste de triagem.
Como saber se a sífilis é primária?
Sífilis primária Essa fase é caracterizada pelo aparecimento do cancro duro, que corresponde a uma pequena ferida ou caroço que não dói ou causa desconforto, e que desaparece após cerca de 4 a 5 semanas, sem deixar cicatrizes.
Qual o resultado do exame da sífilis?
Em alguns casos o exame da sífilis pode dar um resultado falso positivo, o que pode significar que a pessoa não tem sífilis, mas pode ter outras doenças, como lepra, tuberculose ou hepatite, por exemplo.
Como é possível que se tenha sífilis?
Títulos mais baixos, como 1/1, 1/2, 1/4 e 1/8, indicam que é possível que se tenha sífilis, pois após uma, duas, quatro ou oito diluições ainda foi possível detectar os anticorpos.
Quais são os casos de sífilis primária?
O Tratado de Medicina de Família e Comunidade subdivide os casos de sífilis em sífilis primária, secundária e tardia. A fase primária da doença é caracterizada pela presença do cancro (uma lesão ulcerada, única, indolor, com bordas duras em rampa e fundo limpo, altamente contagiosa, habitualmente localizada nas genitálias).
Qual é o título mais baixo para diagnóstico da sífilis?
Este é o título mais baixo possível e não caracteriza diagnóstico. O resultado somente caracteriza-se como diagnóstico a partir de valores maiores de 1/32, ou seja, após 32 diluições. Se o seu teste voltar negativo para anticorpos da sífilis, o resultado sugere que você não tem sífilis.