Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?
Índice
- Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?
- Qual a relação do currículo com a cultura?
- Qual o papel da cultura no currículo escolar?
- Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?
- Como a diversidade sociocultural brasileira deve ser tratada no currículo?
- Por que o currículo escolar deve inserir e respeitar as diferentes culturas?
- Por que o currículo é uma construção social?
- Qual é a prática do currículo?
- Como surgiram as concepções de currículo?
- Qual a relação entre educação e currículo?
Como entender o currículo como construção Histórico-cultural?
O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.
Qual a relação do currículo com a cultura?
Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.
Qual o papel da cultura no currículo escolar?
Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.
Qual a relação entre currículo escolar e diversidade cultural?
No âmbito escolar o currículo proporciona a produção de diferentes saberes derivados do multiculturalismo ali existente. São esses saberes que constroem o currículo formal e constitui o conhecimento escolar hibridizado em sala de aula.
Como a diversidade sociocultural brasileira deve ser tratada no currículo?
Para respeitar a diversidade sociocultural, ainda escalonada na valorização e prestígio escolar, é preciso conceituar o currículo para além dos conteúdos e entende-lo como “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento em meio a relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos ...
Por que o currículo escolar deve inserir e respeitar as diferentes culturas?
O currículo oferece um conjunto de práticas que possibilitam a interação entre as identidades sociais e culturais. ... O currículo escolar é também um espaço onde, além de hibridizar conhecimentos, permeiam as críticas culturais, abrindo portas às diferentes manifestações das culturas popular e erudita.
Por que o currículo é uma construção social?
Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.
Qual é a prática do currículo?
Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores.
Como surgiram as concepções de currículo?
Ao longo da História surgiram diferentes concepções de currículo . Parte-se neste trabalho do pressuposto de que estas têm subjacentes teorias de justiça social, contribuições filosóficas, sociológicas, psicológicas, antropológicas, e, também, teorias de aprendizagem e de ensino.
Qual a relação entre educação e currículo?
Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais. Hoje existem várias formas de ensinar e aprender e umas delas é o currículo oculto.