Como interpretar o resultado do exame Papanicolau?
Índice
- Como interpretar o resultado do exame Papanicolau?
- O que significa células escamosas no Papanicolau?
- O que quer dizer células escamosas?
- Como é feito o exame do Papanicolau?
- Quando deve ser realizado o papanicolau?
- Por que o Papanicolau é um exame de câncer do colo do útero?
- Será que o Papanicolau é usado para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis?
Como interpretar o resultado do exame Papanicolau?
Os resultados do exame de Papanicolau são liberados pelo laboratório de acordo com as características das células observadas no microscópio, podendo ser:
- Classe I: o colo do útero está normal e saudável;
- Classe II: presença de alterações benignas nas células, que normalmente são causadas por inflamação vaginal;
O que significa células escamosas no Papanicolau?
Se as células cervicais permanecem infectadas pelo HPV, o vírus pode fazer com que as células mudem e se tornem cancerosas. Às possíveis alterações celulares pré-cancerosas observadas num exame de Papanicolaou são chamadas ASC (células escamosas atípicas) e SIL (lesões intraepiteliais).
O que quer dizer células escamosas?
A categoria diagnóstica Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado (ASCUS) pode ser definida como um resultado de caráter indeterminado, na qual os achados citológicos são insuficientes para caracterizar uma lesão intraepitelial escamosa ou carcinoma escamoso, ou mesmo condições inflamatórias ou reativas, ...
Como é feito o exame do Papanicolau?
Como é feito o exame do Papanicolau? O exame de Papanicolau é feito através da coleta de uma pequena quantidade de secreção presente no orifício do colo do útero e em sua volta, também pode ser colhido conteúdo do fundo vaginal.
Quando deve ser realizado o papanicolau?
O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.
Por que o Papanicolau é um exame de câncer do colo do útero?
Por isso, o Papanicolau, é considerado um exame de rastreamento de câncer do colo do útero, devido a possibilidade de descobrir lesões pré-neoplásicas, ou seja, lesões que antecedem o câncer, que quando devidamente tratadas impedem a evolução para o câncer.
Será que o Papanicolau é usado para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis?
O exame Papanicolau é também usado para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis? Não. O Papanicolau não é o exame adequado para detectar infecções sexualmente transmissíveis, nem mesmo provocadas pelo HPV. No caso do HPV, o Papanicolau identifica células pré-cancerosas provocadas pelo vírus.