O que o ECA diz sobre mim?
O que o ECA diz sobre mim?
O artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar COM ABSOLUTA PRIORIDADE, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à ...
Como o ECA age?
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
O que o ECA protege?
Criado na década de 90, o Estatuto permitiu a proteção e a garantia de direitos para crianças e adolescentes. ... Criado com o objetivo de proteger e cuidar, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) chega a sua terceira década como um instrumento na garantia de direitos e no estabelecimento de deveres da sociedade.
Quais são os 30 anos do ECA?
Em série especial de comemoração aos 30 anos do ECA, o CENPEC Educação traz fatos, olhares e dados para entender a importância dessa legislação na garantia e proteção de direitos das crianças e adolescentes brasileiros Uma legislação inovadora e avançada. Uma conquista dos movimentos sociais e da mobilização popular.
Como o ECA define a política de atendimento?
Como o ECA define a política de atendimento? Como se pode ver, a articulação é um elemento constitutivo da definição da política de atendimento à criança e ao adolescente. Por isso, podemos considerar a articulação como um dos princípios estruturadores dessa política. 8.
Quando é aplicada a ECA e o Estatuto da Juventude?
Quando jovem e adolescente, a lei aplicada é o ECA e, subsidiariamente, quando não encontrada a resposta neste, o Estatuto da Juventude.
Como o ECA aboliu os procedimentos administrativos?
O ECA aboliu os procedimentos administrativos e impôs a ação judicial, e seguindo o modelo escolhido, ação na qual o juiz será somente o garantidor.