Como entender o andamento de um processo?
Índice
- Como entender o andamento de um processo?
- Como entender a sentença?
- Como entender termos jurídicos?
- Como descobrir o valor do meu precatório?
- Qual o prazo para o juiz homologar os cálculos?
- Qual é o primeiro passo de todo processo?
- Qual é o próximo passo do processo?
- Como entender o andamento de um processo judicial?
- Qual a próxima fase do processo judicial?
Como entender o andamento de um processo?
Sim. No Portal do Tribunal de Justiça, no menu "Consulta de Processos" localizado no canto superior direito da página se estiver com o número do processo. A pesquisa também pode ser feita pelo número do processo ou pelo nome das partes no segmento “Cidadão”, link "Consulta de Processos".
Como entender a sentença?
A sentença é composta de relatório, fundamento e dispositivo (art. 489, caput, do CPC/2015), mas é o último que deve ser cumprido, porque é ele que contém um comando que, a um certo momento, não poderá mais ser rediscutido ou alterado (art. 503, caput, CPC).
Como entender termos jurídicos?
Os termos jurídicos são expressões e jargões característicos da linguagem utilizada por operadores do direito para se referir a documentos, procedimentos ou definições do meio jurídico. O neologismo “juridiquês” é utilizado para descrever o uso excessivo dos termos jurídicos.
Como descobrir o valor do meu precatório?
Assim, para saber o valor de face do seu precatório, é necessário solicitar uma cópia desse documento, que pode ser requerida ao seu advogado, na vara em que tramita seu processo de origem, ou, se já tiver sido expedido o precatório ao Tribunal, poderá também conseguir uma cópia junto ao departamento de precatórios.
Qual o prazo para o juiz homologar os cálculos?
879, §2º da CLT, onde claramente se fixa a obrigatoriedade de abertura de prazo para impugnação dos cálculos pelas partes (prazo comum de 8 dias), sob pena de preclusão.
Qual é o primeiro passo de todo processo?
1. Petição inicial: o começo de tudo. O primeiro passo de todo processo é a petição inicial. Nesse documento, o autor — ou seja, quem ajuizou a ação — irá expor os fatos que o levaram a entrar com a ação, bem como quais dos seus direitos foram violados.
Qual é o próximo passo do processo?
Depois que o réu apresenta a sua defesa, comumente o próximo passo do processo é a réplica. Esse é o nome da manifestação por meio do qual o autor contrapõe os argumentos que o réu alegou em sua contestação. 4. Fase probatória: quem alega tem que provar
Como entender o andamento de um processo judicial?
Para quem não trabalha na área jurídica, compreender o andamento de um processo judicial pode ser uma tarefa bastante complicada. Além da linguagem técnica muito específica, o desenrolar dos processos dificilmente é o mesmo: a depender da matéria envolvida (direito criminal, direito de família, etc.), as fases são completamente diferentes.
Qual a próxima fase do processo judicial?
Caso estejam, passa-se à próxima fase do processo judicial: a citação do réu para que ele tome conhecimento da ação. Nesse momento, por exemplo, um oficial de justiça vai à residência do réu (ou à sede da pessoa jurídica) e entrega um mandado de citação, ou seja, uma ordem do juiz para que ele compareça a uma audiência de conciliação.