Como entrar com pedido de afastamento pelo INSS?

Índice

Como entrar com pedido de afastamento pelo INSS?

Como entrar com pedido de afastamento pelo INSS?

Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com o telefone 135 ou utilizar o aplicativo/Site Meu INSS para realizar o agendamento da perícia médica. Não se preocupe, pois todas as informações necessárias serão passadas ao segurado no momento do agendamento.

Como pedir carta de afastamento do trabalho?

Venho, por meio desta carta, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo (descreva seu cargo) que ocupo na empresa, por motivos profissionais (ou pessoais). Solicito, se possível, a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio, e o encerramento imediato do contrato de trabalho.

Qual o momento certo para pedir o auxílio-doença?

Qual é o momento certo para pedir o auxílio-doença? No caso do segurado contribuinte individual, facultativo, trabalhador avulso e empregado doméstico, o pedido pode ser feito logo no momento em que você ficar incapacitado. Segurados empregados, sejam urbanos ou rurais, têm que esperar completar 15 dias de afastamento.

Como fazer pedidos de auxílio doença?

Para evitar aglomerações, pedidos de auxílio doença devem ser feitos online, com atestado médico. Com a pandemia do novo coronavírus, as agências do INSS estão fechadas. Os trabalhadores que precisam do auxílio-doença devem fazer a solicitação pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Quando pagar o auxílio-doença?

Durante os primeiros quinze dias de afastamento, cabe à empresa pagar o seu salário integral. Art. 60, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença será devido ao segurado empregado a contar do décimo sexto dia do afastamento da atividade, e, no caso dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade e enquanto ele permanecer incapaz.

Posso acumular o auxílio-doença?

O Auxílio-Doença não pode ser acumulado com outra aposentadoria, com salário-maternidade, com o auxílio-acidente do mesmo acidente ou doença que lhe deu origem, com outro auxílio-doença ainda que acidentário, com o auxílio-reclusão dos dependentes do segurado recluso que perceber o auxílio-doença, com auxílio-suplementar.

Postagens relacionadas: