Como entrar na Justiça contra o condomínio?
Como entrar na Justiça contra o condomínio?
A primeira delas é buscar assessoria jurídica. Se o processo é contra o condomínio, é preciso utilizar o serviço do especialista em direito contratado pelo empreendimento. Entretanto, se a ação foi movida apenas contra o síndico, este deverá contratar um advogado independente.
Como resolver problemas com condomínio?
A melhor forma de resolver os problemas comuns em condomínios é o diálogo, baseado nas regras aplicáveis a cada tema. Elas podem estar no regimento interno ou na convenção de condomínio. Após consultá-las, é interessante lembrar aos moradores sobre essas leis condominiais e o que elas determinam.
O que um síndico pode proibir?
Proibir a entrada de visitantes: se a visita de uma pessoa foi autorizada por um morador, o síndico não tem o direito de impedir que o indivíduo entre no condomínio – exceto quando a convenção indica o contrário. ... Expor moradores inadimplentes: o condomínio não pode divulgar o nome dos devedores.
Como montar um plano de ação no condomínio?
Para conseguir atender a todas as demandas do condomínio, principalmente as de longo prazo, é necessário montar um plano de ação. O planejamento e a organização são chaves para alcançar objetivos na vida de qualquer pessoa e isso inclui o síndico.
Como funciona a administração de condomínios?
Geralmente, a administração de condomínios não é tão simples: atividades operacionais, gerenciamento de colaboradores, muitos itens de manutenção, contabilidade e administração. Devido a tantos afazeres, o síndico deve estar sempre disposto a oferecer um ótimo relacionamento, tentando proporcionar o bem-estar entre os seus condôminos.
Qual a convenção do condomínio?
A convenção do condomínio consubstancia verdadeiro regramento de caráter institucional e força vinculante em relação a qualquer pessoa, condômino ou ocupante, que faça uso das unidades autônomas componentes do condomínio. 2.
Por que os condomínios ingressam com ação de execução?
No geral, os condomínios ingressam com uma ação de execução contra a pessoa que está inadimplente. Essa ação é mais rápida para chegar ao fim desejado, que é o recebimento dos valores, porque a pessoa será citada para pagar a dívida e não para ir a uma audiência de conciliação e, depois, esperar uma sentença que poderá ser objeto de recursos.