Como é formada a gordura trans?

Índice

Como é formada a gordura trans?

Como é formada a gordura trans?

A gordura trans é normalmente produzida pelo processo industrial de hidrogenação de óleos vegetais, com o objetivo de torná-los sólidos mesmo em temperatura ambiente.

Como é formada a gordura trans pelo processo de hidrogenação?

É uma gordura formada a partir de um processo de hidrogenação artificial feito nas indústrias. Sob alta pressão e temperatura, adiciona-se hidrogênio às moléculas de gordura. “O óleo se torna uma gordura mais consistente e mais durável”, diz Denise D'Agostini, farmacêutica da USP.

Para que é usada a gordura trans?

A gordura trans industrial é amplamente utilizada pela indústria de alimentos, principalmente em produtos ultraprocessados como: sorvetes. cremes vegetais. massas instantâneas.

Porque a gordura trans faz mal à saúde?

A gordura trans é prejudicial à saúde porque ela traz malefícios como o aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL), o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e AVC.

O que é gordura trans e como é formada?

A gordura trans é um tipo específico de gordura formado por um processo de hidrogenação natural ou industrial. Ela está presente, principalmente, nos alimentos industrializados para melhorar a consistência, a apresentação e o sabor dos produtos, além de também aumentar o tempo de vida destes.

Quando surgiu a gordura trans?

Ela começou a ser usada em larga escala a partir dos anos 1950, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde.

O que é gordura trans química?

Tratando-se de uma definição química, gorduras trans são ácidos graxos insaturados que apresentam, pelo menos, uma dupla ligação na posição trans, isto é, os átomos de hidrogênio estão cruzando a cadeia de carbono de sua configuração, por meio daquela dupla ligação (LAMOUNIER, 2008; MARZZOCO; TORRES, 2007).

Como é feita a hidrogenação?

Hidrogenação é a reação química que ocorre quando uma molécula é obtida pela adição de hidrogênio a uma cadeia carbônica insaturada (aquela que contém dupla ou tripla ligação) normalmente na presença de um metal catalisador como níquel , platina ou paládio e dando origem a um alcano 9 .

O que é gordura trans nos alimentos?

A gordura trans, comum em nossos pratos, é conhecida tecnicamente como ácido graxo trans industrialmente produzido. Amplamente utilizada pela indústria, a gordura trans é formada a partir de uma reação paralela ao processo de hidrogenação de óleos vegetais líquidos.

Como a gordura trans age no corpo humano?

Além de contribuir para o ganho de peso, o consumo de gordura trans aumenta o processo inflamatório do corpo, eleva os níveis do colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL). Para piorar, ao longo dos anos, o ingrediente se acumula nas veias, aumentando o risco de infarto e derrames.

Qual é o tipo de gordura trans?

As gorduras trans são um tipo especial de gordura que, em vez de ser formado por ácidos graxos insaturados na configuração cis, contêm ácidos graxos insaturados na configuração trans. [1] Esse tipo de gordura é pouco comum na natureza, mas é produzido a partir de gorduras vegetais para uso na indústria alimentícia.

Como evitar o consumo de gordura trans?

Obesidade: estudos mostram que o consumo de gordura trans contribui para ganho de peso e aumento da gordura abdominal. Agora que já sabemos o que é esse tipo de gordura e os perigos que ela traz à saúde, é importante, sempre que possível, evitar o seu consumo.

Por que a gordura trans traz prejuízos à saúde?

No organismo, a gordura trans traz prejuízos à saúde: obesidade, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, diabetes, facilidade de contrair inflamações, câncer de mama e outros.

Como usar a gordura trans para frituras?

Estabelecimentos como restaurantes e pastelarias também usam a gordura trans para fazer frituras, uma vez que esse tipo de gordura pode ser reutilizado várias vezes em fritadeiras por ser mais resistente. Não existe uma quantidade segura de consumo dessa gordura , de maneira que seu consumo deve ser evitado ao máximo.

Postagens relacionadas: