Qual a influência da genética na obesidade?

Índice

Qual a influência da genética na obesidade?

Qual a influência da genética na obesidade?

Predisposição da Obesidade Globalmente, parece que os genes contribuem em 25-40% para a obesidade. Os genes da obesidade podem exercer os seus efeitos alterando os gastos energéticos do organismo, o apetite ou a forma como o organismo processa os nutrientes.

Quais os fatores que influenciam para obesidade?

A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.

Quais os padrões de herança da obesidade?

Quando ambos, pai e mãe, tem obesidade, o risco da criança desenvolver obesidade é de 80%. Quando apenas um tem a condição, este risco diminui para 40%. Quando pai e mãe não tem obesidade, o risco de ter filhos obesidade é de apenas 10%.

Qual a influência do fator genético no desenvolvimento da obesidade com um progenitor obeso?

Os filhos de pais obesos correm um risco duas a três vezes maior de obesidade como adultos em comparação com as crianças de famílias nas quais nenhum dos progenitores é morbidamente obeso.

O que é fenótipo da obesidade?

O fenótipo obeso é um traço multifatorial estabelecido por um somatório dos efeitos genéticos e ambientais, sendo rara a obesidade monogênica. Diversos polimorfismos genéticos parecem estar associados com a obesidade.

Qual o gene da obesidade?

O gene FTO, considerado o gene da obesidade, está associado à massa gorda em adultos e crianças. O gene é responsável pela síntese da enzima desoxigenase dependente de alfa-cetoglutarato, responsável pelo reparo do DNA e o RNA quando alquilados por desmetilação oxidativa.

Como os fatores genéticos podem influenciar na questão da obesidade se um ou ambos os pais forem obesos então o fato de os filhos serem obesos e devido puramente a genética explique?

Fatores Genéticos Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.

Quais são os genes da obesidade?

O gene FTO, considerado o gene da obesidade, está associado à massa gorda em adultos e crianças. O gene é responsável pela síntese da enzima desoxigenase dependente de alfa-cetoglutarato, responsável pelo reparo do DNA e o RNA quando alquilados por desmetilação oxidativa.

Quais são as características da obesidade?

Tem como características o excesso de gordura corporal, compactando algumas doenças como: diabetes, sedentarismo, depressão e muitas outras. Pessoas obesas apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminadas com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações.

Como saber se tenho tendência a obesidade?

Antes de tudo, para identificar a predisposição genética à obesidade do seu paciente, é necessária a realização de um teste nutrigenético. Assim, com o resultado da análise genética proporcionada pelo teste, será possível iniciar uma conduta nutricional muito mais assertiva.

Como os fatores genéticos influenciam a obesidade?

O recente aumento nas taxas de obesidade mundial foi, sem dúvida alguma, impulsionado por mudanças comportamentais. Entretanto, embora o ambiente seja um importante fator para gênese e progressão da obesidade, os fatores genéticos parecem também influenciar – principalmente na obesidade severa ou mórbida.

Qual a origem da obesidade?

A obesidade (CID 10 E66.0) é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Por que a obesidade pode causar ganho de peso?

Ter problemas médicos, como artrite, pode levar à diminuição da atividade, o que contribui para o ganho de peso Problemas médicos: Em algumas pessoas, a obesidade pode ser atribuída a uma causa médica, como a síndrome de Prader-Willi, a síndrome de Cushing e outras condições.

Por que o ambiente influencia a obesidade?

Entretanto, embora o ambiente seja um importante fator para gênese e progressão da obesidade, os fatores genéticos parecem também influenciar – principalmente na obesidade severa ou mórbida. Nesse sentido, é importante que saibamos como ela se dá para prevenir seu surgimento e suas consequências.

Postagens relacionadas: