Como ocorre o transporte de glicose para dentro da célula?
Índice
- Como ocorre o transporte de glicose para dentro da célula?
- Como ocorre a entrada de glicose em adipócitos e células musculares?
- Qual transportador de glicose pode ser encontrado nos músculos e no tecido adiposo?
- Qual a função dos transportadores de glicose GLUTs?
- Como são chamados os transportadores de glicose que realizam o trabalho de remover glicose de dentro dos vasos sanguíneos para as células?
- Por que tipo de transporte a glicose é captada do Lumen intestinal?
- Como ocorre a entrada da glicose nas células?
- Qual a distribuição de glicose pelos tecidos corporais?
- Por que a glicose é absorvido pelas mitocôndrias?
- Quais são as proteínas transportadoras da glicose?
Como ocorre o transporte de glicose para dentro da célula?
A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.
Como ocorre a entrada de glicose em adipócitos e células musculares?
A captação de glicose pelos miócitos e adipócitos é mediada pelo transportador de glicose GLUT4. Durante o repouso e entre as refeições, alguns GLUT4 estão presentes na membrana plasmática, mas a grande maioria (podendo chegar a 95% em adipócitos) encontra-se retida nas membranas de pequenas vesículas intracelulares.
Qual transportador de glicose pode ser encontrado nos músculos e no tecido adiposo?
GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.
Qual a função dos transportadores de glicose GLUTs?
O transportador de glicose GLUT-4, o maior transportador transmembrana responsivo à insulina, é responsável pelo aumento da captação de glicose pelos tecidos adiposo e muscular em resposta ao estímulo de sua translocação pela insulina.
Como são chamados os transportadores de glicose que realizam o trabalho de remover glicose de dentro dos vasos sanguíneos para as células?
GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.
Por que tipo de transporte a glicose é captada do Lumen intestinal?
A glicose no lúmen intestinal ou nos nephrons é transportada contra seu inclinação de concentração por um outro mecanismo de transporte, onde a tomada da glicose seja acoplada com a tomada dos íons do sódio que estão sendo transportados igualmente abaixo de seu inclinação de concentração.
Como ocorre a entrada da glicose nas células?
Já a entrada da glicose nas demais células ocorre através das GLUTs que são proteínas transportadoras de glicose. Existem várias GLUTs com comportamento cinético diferente, algumas delas são constitutivas e integram as membranas celulares, ex. GLUT1 e GLUT2, outras são expressas mediante o estímulo hormonal, ex. GLUT4.
Qual a distribuição de glicose pelos tecidos corporais?
A distribuição de glicose pelos tecidos corporais tem o seu controle por meio da expressão e regulação das diversas isoformas dos transportadores de glicose nos tecidos (Jahn, 2010). Os transportadores de glicose (GLUTs) compreendem uma família de proteínas integrais da membrana que apresentam 12 domínios hidrofóbicos ...
Por que a glicose é absorvido pelas mitocôndrias?
Através do GLUT4, a glicose é transportada para o interior da célula iniciando uma série de reações que dependem, principalmente, da atividade da enzima fosfofrutoquinase (PFK). O produto destas reações é o ácido pirúvico, que é absorvido pelas mitocôndrias.
Quais são as proteínas transportadoras da glicose?
Ou seja, a glicose transporta-se por difusão facilitada, dependendo também da presença de proteínas transportadoras na superfície das células. Essas proteínas de 50-60 kDa, são denominadas GLUTs 1 a 14 em ordem cronológica de caracterização.