Como se dá o transporte de glicose no corpo com o auxílio da insulina?
Índice
- Como se dá o transporte de glicose no corpo com o auxílio da insulina?
- Quais os órgãos que ocorre a internalização da glicose de forma regulada?
- Qual a relação entre glicose e diabetes?
- Qual a importância do glut2 ter alto km?
- Qual o mecanismo de reabsorção da glicose?
- Qual a taxa de reabsorção da glicose no plasma?
- Como funciona a reabsorção de glicose no sistema renal?
- Qual a utilização da glicose dependente da insulina?
Como se dá o transporte de glicose no corpo com o auxílio da insulina?
DEPENDENTES E INDEPENDENTES DE INSULINA* Existem dois mecanismos de transporte de glicose através da membrana celular: transporte facilitado, mediado por transportadores de membrana específicos (GLUT) e o co-transporte com o íon Sódio (SGLT).
Quais os órgãos que ocorre a internalização da glicose de forma regulada?
Essa concentração de glicose no sangue é regulada pela insulina e pelo glucagon, dois importantes hormônios produzidos no pâncreas. A insulina é o hormônio responsável por garantir que a glicose presente no sangue entre nas células, promovendo, desse modo, a redução de glicose no sangue.
Qual a relação entre glicose e diabetes?
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
Qual a importância do glut2 ter alto km?
Já o GLUT-2, por apresentar um alto Km, possui uma maior capacidade de transportar a glicose em situações de hiperglicemia.
Qual o mecanismo de reabsorção da glicose?
O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida.
Qual a taxa de reabsorção da glicose no plasma?
Em concentrações normais de glicose no plasma, toda glicose que entra no néfron é reabsorvida, ou seja, a taxa de filtração da glicose pelo rim do plasma para dentro da cápsula de Bowman é proporcional à concentração de glicose plasmática. A reabsorção apresenta uma taxa de transporte máximo (Tm) quando os transportadores alcançam a saturação.
Como funciona a reabsorção de glicose no sistema renal?
A reabsorção renal de glicose, no sistema renal, serve para reabsorver a glicose que é filtrada no glomérulo. Essa glicose é importante para que as células do corpo a usem para gerar energia. Se não existisse esse mecanismo, iríamos constantemente jogar para fora a glicose e precisaríamos ficar ingerindo alimentos.
Qual a utilização da glicose dependente da insulina?
No entanto, o tecido adiposo contribui apenas com uma pequena fração da utilização da glicose dependente da insulina, de forma que sua maior utilização (mais de 75%) ocorre no músculo esquelético (HUANG; CZECH, 2007; ROGERS et al., 2009; TEIXEIRA, 2010).