Qual é o mecanismo de ação da hidroclorotiazida?

Índice

Qual é o mecanismo de ação da hidroclorotiazida?

Qual é o mecanismo de ação da hidroclorotiazida?

A Hidroclorotiazida é um medicamento diurético, ou seja, que aumenta a eliminação de líquidos do organismo através da urina. Sua ação colabora no tratamento da pressão alta, de inchaços associados a problemas cardíacos e renais, bem como da cirrose hepática.

Qual o efeito colateral do hidroclorotiazida?

Diminuição do apetite, hipocalemia, hiponatremia, hipomagnesemia, alcalose hipoclorêmica, hipercalcemia, hiperglicemia em pacientes diabéticos, hiperuricemia, manifestação de diabetes latente.

Qual o melhor horário para tomar hidroclorotiazida?

Sugiro tomar esta medicação sempre pela manhã. Devido sua ação diurética é preferível que se tome à noite, senão pode levantar várias vezes para urinar, atrapalhando o seu sono. Além do que é mais comum que os níveis pressóricos aumentem mais pela manhã devido a rotina do dia a dia.

Qual remédio substitui o hidroclorotiazida?

Clorizin 25mg, caixa com 30 comprimidos.

Qual a classe do medicamento hidroclorotiazida?

58-93-5 Hidroclorotiazida/Número CAS

Como a hidroclorotiazida age na hipertensão?

Além do efeito diurético a hidroclorotiazida como outros tiazídicos, apresenta leve efeito anti-hipertensivo. O mecanismo da ação anti-hipertensiva dos tiazídicos parece estar relacionado com a excreção e redistribuição do sódio. A hidroclorotiazida não altera a pressão arterial normal.

Quais os males da hidroclorotiazida?

Alguns dos efeitos colaterais de Hidroclorotiazida 25 mg podem incluir perda de apetite, desconforto no estômago, náusea, vômito, prisão de ventre, pele e olhos amarelos, inflamação no pâncreas, vertigem, ardor, formigamento e coceira na pele, dor de cabeça, alterações nos resultados de exames de sangue, queda da ...

Qual a contra indicação de hidroclorotiazida?

CONTRA-INDICAÇÕES A Hidroclorotiazida é contraindicada para os pacientes com anúria e aqueles que apresentem hipersensibilidade à Hidroclorotiazida ou outros fármacos derivados da sulfonamida.

Como devo tomar o hidroclorotiazida?

A forma de uso da hidroclorotiazida para adultos varia de acordo com a indicação e inclui:

  1. Pressão alta: a dose inicial recomendada é de mg por dia, em dose única pela manhã ou dividida em duas doses. ...
  2. Retenção de líquidos: a dose inicial recomendada é de mg, de 1 a 2 vezes por dia.

Quantos comprimidos de hidroclorotiazida posso tomar por dia?

Tratamento do inchaço: geralmente, a dose recomendada varia de mg por dia, administrados 1 ou duas vezes por dia, de acordo com indicação médica.

Quais são os efeitos colaterais da hidroclorotiazida?

Desta forma, a maior parte dos efeitos colaterais surge quando um ou ambos efeitos acabam sendo mais intensos que o desejado, provocando desidratação e/ou alterações metabólicas. Os efeitos colaterais da hidroclorotiazida mais comuns são: Hipotensão arterial. Desidratação. Câimbras. Fraqueza.

Por que a hidroclorotiazida é contraindicada?

A Hidroclorotiazida é contraindicada para os pacientes com anúria e aqueles que apresentem hipersensibilidade à Hidroclorotiazida ou outros fármacos derivados da sulfonamida. A Hidroclorotiazida deve ser usada com cautela em pacientes com doença renal grave, pois os tiazídicos podem precipitar o aparecimento de azotemia.

Por que a hidroclorotiazida pode causar desequilíbrio do sangue?

As tiazidas, incluindo a hidroclorotiazida, podem causar desequilíbrio do volume de fluidos ou eletrólitos (incluindo hipocalemia (redução dos níveis de potássio no sangue), hiponatremia (nível baixo de sódio no sangue) e alcalose hipoclorêmica).

Quais são os efeitos colaterais da hipocalemia?

Hipocalemia ou baixos níveis de potássio no sangue são um dos efeitos colaterais ocasionais. Geralmente podem ser prevenidos com suplementos de potássio ou pela combinação de hidroclorotiazida com diuréticos poupadores de potássio;

Postagens relacionadas: