Quais são as complicações crônicas do diabetes?

Índice

Quais são as complicações crônicas do diabetes?

Quais são as complicações crônicas do diabetes?

As complicações crônicas do diabetes mellitus (DM) são decorrentes principalmen- te do controle inadequado, do tempo de evolução e de fatores genéticos da doença. As complicações crônicas microvasculares englobam a nefropatia diabética, a retino- patia diabética e a neuropatia diabética.

Quais as complicações da hiperglicemia crônica para o organismo?

As principais complicações crônicas são: Retinopatia - lesão da retina. Nefropatia - lesão renal. Neuropatia - lesão nos nervos do organismo. Macroangiopatia - doença coronária, cerebral e dos membros inferiores.

Quais são as complicações agudas e crônicas da diabetes mellitus?

Os sintomas característicos da fase aguda são: poliúria, polidpsia, polifagia, emagrecimento, perda da força; e as principais complicações degenerativas são: infarto do miocárdio, arteriopatia periférica, acidente vascular cerebral (AVC), micro-angiopatia, nefropatia e neuropatia.

Quais as complicações tardias do diabetes?

Doença renal (nefropatia); Problemas nos nervos (neuropatia), causando dor ou perda de sensibilidade nos pés e outras partes do seu corpo; Aumento da pressão arterial (hipertensão), sobrecarregando coração e vasos sangüíneos; Infecções graves, podendo levar à amputação de dedos, pés ou pernas.

Quais as principais complicações do diabetes?

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

O que são complicações macrovasculares e microvasculares no diabetes?

De um modo geral podemos dividir as complicações em: Microvasculares (lesões dos vasos sanguíneos pequenos): retinopatia, nefropatia e neuropatia. Macrovasculares (lesões dos vasos sanguíneos grandes): doença coronária, doença cerebral, doença arterial dos membros inferiores e hipertensão arterial.

O que é complicações microvasculares?

De um modo geral podemos dividir as complicações em: Microvasculares (lesões dos vasos sanguíneos pequenos): retinopatia, nefropatia e neuropatia. Macrovasculares (lesões dos vasos sanguíneos grandes): doença coronária, doença cerebral, doença arterial dos membros inferiores e hipertensão arterial.

O que é hiperglicemia crônica?

A hiperglicemia crônica é o fator primário desencadeador das complicações do diabetes melito. Objetivo: Descrever os mecanismos fisiopatológicos das complicações crônicas e dos distúrbios metabólicos decorrentes da hiperglicemia. Métodos: Foram consultadas as bases de dados do SciELO, Lilacs e Medline.

O que quer dizer risco aumentado para diabetes mellitus?

O termo pré-diabetes significa uma situação de risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus tipo 2. É o estado que antecede o diabetes, período quando a pessoa apresenta níveis elevados de glicose (açúcar) no sangue, porém não elevados o suficiente para ser diagnosticada com diabetes.

Qual o significado de diabetes mellitus?

O diabetes mellitus (DM) é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. Caracteriza-se por hiperglicemia com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas.

Como ocorre a hipoglicemia em pessoas com diabetes?

Nestes casos, significa que a pessoa já tinha diabetes há pelo menos 5 anos, sem saber… A hipoglicemia geralmente ocorre em pessoas com diabetes que utilizam fármacos para baixar os níveis de açúcar no sangue, seja insulina ou comprimidos (antidiabéticos orais).

Quais são as causas da hiperglicemia?

Quaisquer que sejam as causas da hiperglicemia existe uma atitude básica e geral que pode ser feita pelo próprio indivíduo – aumentar a ingestão de água durante esse período de descompensação.

Qual a glicemia de uma pessoa sem diabetes?

A diabetes é uma doença que se caracteriza pela hiperglicemia que se deve em alguns casos, à insuficiente produção de insulina pelo organismo, noutros casos à insuficiente ação da insulina e frequentemente, à combinação destes dois factores. As pessoas sem diabetes devem ter uma glicemia entre mg/dl antes das refeições e até 140 mg/dl ...

Como ajudar a estabilizar a glicemia na diabetes?

Um passo importante para ajudar a estabilizar os valores de glicemia na diabetes e que depende exclusivamente de cada pessoa, é a aquisição de hábitos de vida saudáveis, o que implica seguir um plano alimentar saudável e ajustado às necessidades de cada um e a prática de actividade física, (como por exemplo, andar a pé no dia-a-dia.)

Postagens relacionadas: