O que é heterogeneidade em metanálise?

Índice

O que é heterogeneidade em metanálise?

O que é heterogeneidade em metanálise?

animais) e heterogeneidade metodológica é o que ocorre quando diferentes estudos têm diferentes desenhos (randomizado vs. observacional, ajustado por diferentes variáveis, usando desfechos diferentes) (Figura 2). Figura 2. Gráfico de metanálise (blobograma) de duas metanálises fictícias.

O que é teste de heterogeneidade?

O método mais utilizado para avaliação da diversidade é o teste de heterogeneidade (semelhante ao teste Qui-quadrado), que parte do pressuposto que os achados dos estudos primários são iguais (hipótese nula) e verifica se os dados encontrados refutam esta hipótese33.

Quais as principais fontes de heterogeneidade?

As duas formas de explorar a heterogeneidade são: 1) análise de subgrupo (subgrupo de ensaios clínicos ou subgrupo de participantes), 2) meta-regressão (análise estatística que relaciona o tamanho do efeito às características do estudo, por exemplo, média de idade, proporção de mulheres, dose do medicamento).

Como avaliar heterogeneidade?

A magnitude da heterogeneidade é averi- guada principalmente pelo cálculo do i-quadrado, que varia de %. Um I-quadrado superior a 50% indica heterogeneidade substancial e, acima de 75%, heterogeneidade considerável. 4 Quanto maior a heterogeneidade, maior o questionamento sobre a validade de combinar resultados.

O que é uma metanálise?

Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos.

O que é a heterogeneidade?

Qualidade do que é heterogêneo, do que é composto de coisas, elementos ou partes de natureza diferente; inomogeneidade. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : homogeneidade .

Para que serve o teste Q?

Esta extensão é denominada de teste Q de Cochran para k amostras relacionadas. O teste fornece um método para comprovar se três ou mais conjuntos correspondentes de frequências ou proporções diferem entre si significativamente.

Como realizar uma metanálise?

  1. Formular a pergunta. Com clareza e precisão. ...
  2. Elaborar o protocolo. O protocolo elaborado no início do estudo. ...
  3. Identificar os estudos primários. Selecionar os estudos. ...
  4. Identificar os estudos primários. Fontes de estudos. ...
  5. Selecionar os estudos. ...
  6. Selecionar os estudos.
  7. Extrair os dados. ...
  8. Avaliar criticamente os estudos.

Como fazer um metanálise?

Metanálise é uma técnica estatística adequada para combinar resultados provenientes de diferentes estudos. Na área da saúde, um exemplo é a combinação do risco relativo entre dois tratamentos estimado em diferentes estudos.

Como avaliar a qualidade de uma revisão sistematica?

Todos os desfechos analisados na revisão sistemática devem ser listados e classificados em críticos (em inglês, critical, no sentido de essencial, fundamental), importantes e de importância limitada para a decisão clínica.

Quais são as causas da heterogeneidade?

Na presença de heterogeneidade, recomenda-se investigar suas causas por meio de análise de sensibilidade e metarregressão. Na análise de sensibilidade varia-se a forma de análise dos dados para saber a repercussão dessa mudança nos resultados.

Qual a magnitude da heterogeneidade?

A magnitude da heterogeneidade é averiguada principalmente pelo cálculo do i-quadrado, que varia de %. Um I-quadrado superior a 50% indica heterogeneidade substancial e, acima de 75%, heterogeneidade considerável. 4 Quanto maior a heterogeneidade, maior o questionamento sobre a validade de combinar resultados.

Como é feita a meta-análise?

Da mesma forma, em meta-análises pode ser empregada técnica semelhante, denominada metarregressão. 6 Ela permite avaliar o efeito de múltiplos fatores na heterogeneidade, respeitando-se o limite de um mínimo de dez estudos para efetuar a análise. Os dados selecionados para compor a meta-análise podem estar influenciados pelo viés de publicação.

Como evitar resultados heterogêneos?

Uma forma de evitar resultados heterogêneos é incluir na revisão sistemática apenas os estudos metodologicamente semelhantes. Esse objetivo pode ser alcançado por meio da execução adequada das etapas que abordamos anteriormente. 1-3 No entanto, pode ocorrer não estarem algumas informações claramente relatadas nos artigos originais.

Postagens relacionadas: