Tem alistamento militar para mulheres?
Tem alistamento militar para mulheres?
No caso das mulheres, o alistamento não é obrigatório, e a forma de ingressar é através de concursos e de voluntariado. Para entrar, a mulher deve ser maior de 18 anos e saber que irá servir às forças armadas por tempo limitado, já pré-estabelecido. No caso de desejar seguir carreira, deverá prestar concurso público.
Como se dá o ingresso de mulheres no exército?
O ingresso de mulheres no Exército se dá voluntariamente, ocupando vagas como militar de carreira ou vagas temporárias. Alistamento militar não se encaixa nesse gênero, uma vez que as mulheres estão isentas do serviço militar obrigatório.
Qual a diferença entre mulheres e homens no exército?
O tratamento dado às mulheres no exército é historicamente discrepante em relação aos homens, e as diferenças permanecem em pleno século XXI. Ao longo das últimas décadas, mulheres obtiveram diversas conquistas, mas ainda ficam impedidas de desempenharem algumas funções e devem se alistar ao serviço militar de maneira distinta.
Qual a obrigatoriedade do alistamento feminino no Exército Nacional?
Para os homens, há a obrigatoriedade de se alistar quando completam 18 anos de vida. Já para mulheres, o alistamento no exército nacional é voluntário. Existe uma proposta de lei em tramitação no Congresso Nacional que poderá tornar o alistamento feminino uma faculdade quando completados 18 anos, a conhecida PLS 213/2015.
Como entrar no Exército Brasileiro?
Existem três formas de ingresso no Exército Brasileiro: como militar de carreira, mediante aprovação em concurso público de âmbito nacional; como militar temporário, por aprovação em processo seletivo realizado pelas Regiões Militares, e pelo alistamento militar obrigatório. Leia também: