Quantos dias posso entregar o atestado na empresa?
Índice
- Quantos dias posso entregar o atestado na empresa?
- O que diz a CLT sobre atestado médico?
- Pode descontar o dia com atestado?
- Quando a empresa não aceita o atestado médico?
- Que tipo de atestado A empresa deve aceitar?
- Qual o prazo para entregar seu atestado?
- Como retornar ao trabalho com o atestado?
- Qual o atestado para o trabalhador?
- Como o colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado?
Quantos dias posso entregar o atestado na empresa?
Ouça em voz altaPausarBoas práticas na entrega do atestado médico As leis trabalhistas não determinam um prazo específico para que o empregado entregue o mesmo. A maioria dos empregadores entendem como limite razoável um prazo de 48 horas contadas a partir do primeiro dia de afastamento da jornada de trabalho.
O que diz a CLT sobre atestado médico?
Ouça em voz altaPausarSegundo a CLT, atestado médico é um documento que comprova a necessidade do trabalhador de se ausentar do trabalho, seja por motivo de doença, acidente ou ida ao médico. Com esse documento, a falta é abonada e o salário não deve ser descontado da folha de pagamento do funcionário.
Pode descontar o dia com atestado?
Ouça em voz altaPausarA empresa pode descontar do salário as faltas justificadas? O atestado médico vale para justificar a falta ao trabalho, e quem diz isso é a lei número 605/49. Segundo o artigo 6º da lei, a remuneração será devida se a falta for justificada por doença do empregado, desde que comprovada.
Quando a empresa não aceita o atestado médico?
Ouça em voz altaPausarPortanto, a empresa não pode negar um atestado médico apenas porque quer. Para isso, ela deverá apresentar um motivo plausível e tomar medidas para comprovar sua decisão. Já em casos de atestado médico falso, além de recusar o documento, a empresa pode demitir o empregado por justa causa.
Que tipo de atestado A empresa deve aceitar?
Ouça em voz altaPausarA legislação trabalhista (Lei nº 605/49, que regula o DSR – descanso semanal remunerado) estabeleceu no artigo 6º uma “ordem de preferência” para a aceitação de atestados médicos pela empresa. "Art. ... e) a falta ao serviço com fundamento na lei sobre acidente do trabalho; f) a doença do empregado, devidamente comprovada.
Qual o prazo para entregar seu atestado?
Qual o prazo para entrega na empresa? Não há um prazo determinado por lei para que o funcionário entregue seu atestado. Contudo, muitas empresas costumam ter, nas regras internas, um prazo determinado para facilitar a organização do RH. Ou também, um prazo estabelecido por Convenção Coletiva de Trabalho.
Como retornar ao trabalho com o atestado?
Com o atestado em mãos, o colaborador tem horas abonadas – não é descontado do salário o tempo em permaneceu em consulta. Mesmo assim, ele pode retornar às atividades normalmente, no mesmo dia. Contudo, no caso de o colaborador necessitar um atestado para o dia inteiro, ele não pode retornar ao local de trabalho nem exercer suas funções. Regra 5.
Qual o atestado para o trabalhador?
O atestado garante ao trabalhador o abono do dia ou das horas de afastamento do trabalho. É concedido para justificar a ausência da empresa em quatro casos: O colaborador tem uma consulta médica de rotina; O colaborador precisa acompanhar um familiar ao médico; O colaborador sofre uma emergência; ou
Como o colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado?
A resposta é: às vezes. O colaborador pode trabalhar no mesmo dia do atestado médico, desde que esteja determinando o período que deve ser abonado. Para deixar mais claro, vamos a um exemplo. Com o atestado em mãos, o colaborador tem horas abonadas – não é descontado do salário o tempo em permaneceu em consulta.