Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?
Índice
- Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?
- Como a gravidez precoce pode ser?
- Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?
- Por que a gravidez na adolescência pode ser um problema?
- O que fazer para evitar a gravidez depois da relação?
- Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
- Que idade se considera gravidez na adolescência?
- Quais são os riscos de uma gravidez precoce para o bebê?
- Qual é a importância das políticas públicas para a prevenção da gravidez na adolescência?
- O que fazer em caso de gravidez precoce?
- Como evitar uma gravidez?
- Como evitar uma gravidez indesejada?
- Por que a gravidez pode ser desejada?
Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?
A camisinha é um dos melhores métodos contraceptivos, pois ela é oferecida gratuitamente nos postos de saúde e é a única que evita a gravidez e ainda protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite, AIDS e sífilis, por exemplo.
Como a gravidez precoce pode ser?
A Organização Mundial de Saúde considera gravidez precoce sempre que a menina engravida antes dos 19 anos, sendo que a maioria dos casos acontece entre os 15 e os 19 anos. A gravidez precoce geralmente se deve à cultura, ao baixo nível econômico e à dificuldade de acesso a métodos contraceptivos.
Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência?
Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.
Por que a gravidez na adolescência pode ser um problema?
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
O que fazer para evitar a gravidez depois da relação?
Assim, nestes casos, se a mulher não desejar engravidar, ela pode tomar a pílula do dia seguinte até ao máximo de 72 horas após o contacto íntimo. No entanto, a pílula do dia seguinte nunca deve ser usada como método contraceptivo, devido aos seus efeitos colaterais e porque a sua eficácia diminui a cada utilização.
Como a gravidez na adolescência é vista hoje?
A gravidez na adolescência pode trazer consequências emocionais, sociais e econômicas para a saúde da mãe e do filho. A maioria das adolescentes que engravida abandona os estudos para cuidar do filho, o que aumenta os riscos de desemprego e dependência econômica dos familiares.
Que idade se considera gravidez na adolescência?
A gravidez na adolescência ocorre com maior frequência em pessoas com baixa escolaridade e está relacionada, muitas vez, com o mau uso dos métodos contraceptivos. A adolescência, idade compreendida, segundo a Organização Mundial da Saúde, entre 10 e 19 anos, é uma época de várias descobertas.
Quais são os riscos de uma gravidez precoce para o bebê?
“Na gravidez precoce tem-se o risco de doenças hipertensivas. O feto também corre o risco de nascer prematuro e com complicações como má-formação do pulmão.
Qual é a importância das políticas públicas para a prevenção da gravidez na adolescência?
Políticas públicas e educação sexual são formas para reduzir os índices de gravidez na adolescência. “(No México), 18% dos nascimentos (…) correspondem a menores de 19 anos, em 2010 foram registrados mais de 700 mil desses nascimentos, dos quais entre 60 e 80% são consequência de gravidez não-planejada”.
O que fazer em caso de gravidez precoce?
O que fazer em caso de gravidez na adolescência. Em caso de gravidez precoce, o que a jovem pode fazer é marcar uma consulta médica para iniciar o pré-natal e contar a sua família para obter o apoio necessário.
Como evitar uma gravidez?
Não vejo como um método bom a saber de como evitar uma gravidez. É um bastonete de material plástico colocado abaixo da pelo na face interna do braço feminino. É eficaz contra gravidez, mas não contra doenças. Dura mais ou menos uns 3 anos de eficácia, porém é preciso anestesia local, pois é aplicado através de uma agulha.
Como evitar uma gravidez indesejada?
Para ter como evitar uma gravidez indesejada é preciso se prevenir de todas as maneiras possíveis daquele acontecimento. Tanto o homem, quanto a mulher tem medo de virarem pais antes do tempo, pois isto inclui muitas responsabilidades em suas vidas e também é necessário, na maioria das vezes, adiar muitos sonhos pessoais.
Por que a gravidez pode ser desejada?
Vale salientar ainda que cerca de 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto. A gravidez na adolescência pode ter diversas causas. Algumas meninas relatam, inclusive, que a gravidez foi desejada. Entretanto, independentemente das causas e desejos de cada adolescente, ...