Como ocorreu a formação das pólis gregas?

Índice

Como ocorreu a formação das pólis gregas?

Como ocorreu a formação das pólis gregas?

O agrupamento das tribos e a influência dos Eupátridas determinaram a formação das primeiras Cidades-Estado, ou seja, as pólis gregas. ... Sob o ponto de vista histórico, a formação das pólis instituiu um espaço em que diferentes formas de organização políticas foram criadas e desenvolvidas.

Como se formaram os genos?

Historiadores modernos postularam que os genos tinham sido o grupo organizacional básico das tribos dóricas e jônias que assentaram-se na Grécia durante o Período homérico, mas estudiosos posteriores chegaram à conclusão de que os genos surgiram posteriormente com certas famílias alegando linhagem nobre.

Qual a relação dos genos com a formação das Cidades-estado?

Da união das fratrias formaram-se as tribos. Entretanto, a desintegração social dos genos, com uma nova divisão social, levou com que o demos (o povo) passasse a se organizar de forma distinta, agora nas cidades-estados, controladas pelos aristocratas.

Como ficou dividido o poder do pater no período arcaico?

No campo político, os genos eram comandados por um líder comunitário chamado pater, que exercia funções de caráter judicial, administrativo e religioso. ... Progressivamente, os bens que eram utilizados de maneira coletiva foram divididos entre os membros do genos.

Quais foram as reformas que ocorreram na pólis grega?

As leis agora determinavam a cobrança de impostos, a realização de obras públicas, a imposição de sanções e a regulação do cotidiano daqueles que viviam nas pólis (cidades), nesse momento formadas pela reunião de várias comunidades gentílicas.

O que significa dizer que os gregos Organizavam-se em pólis?

Pólis significa cidade-estado. Na Grécia Antiga, a pólis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega.

Como foi o período arcaico?

O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.

Como viviam as comunidades Gentílicas?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.

Como era formado As Cidades-estados?

As cidades-Estados possuíam uma arquitetura semelhante, elas eram formadas por uma praça, chamada ágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. ... As cidades-Estados mais importantes da Grécia Antiga foram Atenas e Esparta, que serviram de modelo para outras polis gregas.

Como surgiram as cidades e estados?

As cidades-estado surgiram nos primórdios da civilização ocidental. Entre 50 a.C., cerca de doze cidades-estado surgiram na Mesopotâmia (atual Iraque). Depois de 2300 a.C., essas cidades-estado perderam sua independência e foram forçadas a fazer parte do Império Acadiano.

Qual o legado deixado pela civilização grega?

Um dos legados deixados pela civilização grega foram os artigos em cerâmica, como esse vaso de armazenar água. A periodização é uma estratégia utilizada pelos historiadores para facilitar-se a assimilação e a organização do conhecimento histórico.

Qual o período de formação do povo grego?

Período pré-homérico (2000-1100 a.C.): período de formação do povo grego. Marcado pela existência de duas grandes civilizações — minoica e micênica. Período homérico (1100-800 a.C.): o “mundo grego” passa por uma grande ruralização com a invasão dórica, e existem pouquíssimos registros sobre essa fase.

Qual foi a época da ocupação da Grécia?

No Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo.

Qual o período de maior desenvolvimento dos gregos?

Período clássico (500-338 a.C.): período de maior desenvolvimento dos gregos, marcado pelo florescimento da cultura grega, como a filosofia. Esse período presenciou a rivalidade entre duas grandes cidades-estado gregas: Atenas e Esparta.

Postagens relacionadas: