Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?

Índice

Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?

Quais são as consequências de uma gravidez na adolescência?

A gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.

Como a gravidez na adolescência afeta os jovens?

Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.

Quais as consequências de uma gravidez na adolescência Segundo os especialistas?

Como consequências biológicas relacionadas à gravidez precoce, a mãe poderá apresentar anemia, principalmente se possuir baixa renda, fato ligado diretamente a má alimentação e maior incidência de verminoses, menor ganho de peso, hipertensão arterial, doenças sexualmente transmissíveis, maior risco de desenvolver ...

Quais consequências uma gravidez na adolescência traria para a vida da menina?

Quanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou ...

Estou grávida com 14 anos e agora?

Casos de menores de 14 anos grávidas devem ser informados ao MP e Conselho Tutelar. Os casos de crianças ou adolescentes com 14 anos incompletos, que se encontrem grávidas, devem ser informados ao Ministério Público e Conselho Tutelar.

Que idade Considera-se gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada a que ocorre entre os 10 e 20 anos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apontada como uma gestação de alto risco decorrente das preocupações que traz à mãe e ao recém nascido, a gravidez nesta faixa etária pode acarretar problemas sociais e biológicos.

Qual é a porcentagem é como os jovens encaram a gravidez na adolescência?

Dados do Ministério da Saúde (2002) também indicaram que, nessa faixa etária (adolescência), a proporção de gravidez é de 23,5%. Nas meninas com idade inferior a 15 anos, este valor é de 0,9% e para aquelas entre os 15 e os 19 anos, 22,6%.

Quais são os primeiros sintomas de gravidez na adolescência?

Os primeiros sintomas da gravidez são as náuseas e vómitos, o aumento de apetite, cansaço inexplicado, sensibilidade mamária, dores abdominais e necessidade mais frequente de urinar.

Quais são as consequências que uma gravidez não planejada pode trazer a vida de um adolescente?

A ausência de planejamento faz com que boa parte dessas mulheres não se cuide da melhor forma durante a gravidez, aumentando os riscos para elas (depressão pós-parto, aborto ilegal, violência doméstica…) e para os bebês (parto prematuro, baixo peso ao nascer, menor tempo de amamentação…).

Qual a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada de alto risco e implica em mais complicações. A adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade.

Como ficar atenta à saúde na gravidez?

Assim como em toda gravidez, é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta à saúde, com a ressalva de que a gestação na adolescência precisa de alguns cuidados redobrados – especialmente em caso de gestantes mais jovens, com o corpo ainda não totalmente formado.

Como ocorre durante e após a gravidez indesejada?

É muito comum que durante e após a gravidez indesejada a mulher abandone os estudos ou o trabalho, pois acreditam que não é possível conciliar as duas coisas, além de sofrerem imensa pressão da sociedade e, muitas vezes, da própria família em relação ao casamento e ao fato de estar grávida ainda na adolescência.

Por que a adolescente está preparada para ter um bebê?

A adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade. - quadros de má nutrição, com carência de nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do bebê.

Postagens relacionadas: