O que a hipertensão pode causar no coração?
Índice
- O que a hipertensão pode causar no coração?
- Por que a hipertensão prejudica os rins?
- O que a pressão alta prejudica?
- Como a hipertensão pode afetar o corpo?
- Como os rins controlam a pressão arterial?
- Quem sofre de pressão alta?
- Quais são os órgãos afetados pela pressão alta?
- Como a hipertensão pode afetar outros órgãos e sistemas?
- Quais os órgãos que a hipertensão atinge?
- Quais são os efeitos da hipertensão arterial no coração?
- Como a hipertensão arterial afeta os negros?
- Como se produz a hipertensão?
- Como aumentar o risco de hipertensão arterial?
O que a hipertensão pode causar no coração?
Segundo os especialistas, a pressão alta pode bloquear e entupir as artérias do coração, levando à angina ou infarto; no cérebro, pode ocorrer o mesmo bloqueio, causando um AVC.
Por que a hipertensão prejudica os rins?
“Quando a hipertensão arterial não é controlada, há um aumento da progressão da aterosclerose em diversas partes do corpo. Nos rins, isso provoca a nefrosclerose, interferindo no funcionamento renal e levando à insuficiência renal crônica”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr.
O que a pressão alta prejudica?
Quando o sangue circula com a pressão elevada, ele vai machucando as paredes dos vasos sanguíneos, que se tornam endurecidos e mais estreitos. Com o passar do tempo, se o problema não for controlado, os vasos podem entupir e até se romper, o que pode causar infarto, insuficiência cardíaca e angina (dores no peito).
Como a hipertensão pode afetar o corpo?
A pressão arterial afeta diretamente a circulação sanguínea para o cérebro, por isso pessoas hipertensas têm mais chances de desenvolver o problema. Os principais sintomas são fraqueza e perda de sensibilidade de um lado do corpo, perda de visão, dificuldade para falar e alterações motoras.
Como os rins controlam a pressão arterial?
A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial.
Quem sofre de pressão alta?
O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 na maior parte do tempo. A partir desse limite, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais e por aí vai é significativamente maior.
Quais são os órgãos afetados pela pressão alta?
Além do coração, hipertensão prejudica o cérebro, os rins e os olhos.
Como a hipertensão pode afetar outros órgãos e sistemas?
A pressão alta faz com que os vasos sanguíneos que chegam aos rins se tornem mais rígidos e grossos. Como consequência, a quantidade de sangue que chega a estes órgãos é menor e eles se tornam incapazes de eliminar impurezas e substâncias que que, em excesso, fazem mal ao corpo, como o sal.
Quais os órgãos que a hipertensão atinge?
Além do coração, hipertensão prejudica o cérebro, os rins e os olhos.
Quais são os efeitos da hipertensão arterial no coração?
Quais são os efeitos da hipertensão arterial no coração? Esta é uma doença silenciosa que pode causar graves danos na saúde do coração. Descubra aqui quais são esses danos e que sintomas provocam.
Como a hipertensão arterial afeta os negros?
A hipertensão arterial atinge mais os negros: 41% dos negros em comparação com 28% de brancos e 28% de americanos de origem mexicana. Ela também afeta com frequência pessoas com ascendência chinesa, japonesa e de outras áreas do Leste Asiático ou Pacífico (como coreanos, tailandeses, polinésios, micronésios, filipinos e maori).
Como se produz a hipertensão?
A hipertensão é uma doença crônica que se produz quando a pressão arterial nas artérias é constantemente alta e conduz a complicações graves. A pressão arterial alta fará que a artéria se estire muito, causando um rasgo microscópico na parede da artéria.
Como aumentar o risco de hipertensão arterial?
A hipertensão arterial não controlada aumenta o risco de problemas como acidente vascular cerebral, aneurisma, insuficiência cardíaca, ataque cardíaco e doença renal crônica. Estima-se que mais de 75 milhões de pessoas sofram de hipertensão arterial nos EUA.