Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Índice

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Qual a concepção pedagógica de currículo na teoria pós crítica?

Na teoria curricular pós-crítica existe uma continuidade do currículo crítico, porém com avanços em que além do aluno manter constante diálogo com o professor e com o grupo, precisa desenvolver autonomia no seu processo formativo, ou seja, estar em constante busca pelo conhecimento, segundo Eyng (2007), essa concepção ...

Quais as características da teoria pós crítica?

As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.

Qual o objetivo da teoria pós crítica?

No campo do currículo, a expressão teorias pós-críticas é utilizada para se referir às teorias que questionam os pressupostos das teorias críticas, marcadas pelas influências do marxismo, da Escola de Frankfurt e em alguma medida da fenomenologia, discussões em que as conexões entre currículo, poder e ideologia são ...

O que distingue as teorias tradicionais as teorias críticas do currículo?

As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.

O que é o currículo na perspectiva crítica da educação?

O currículo é muito mais do que um documento dizendo a respeito da forma em que os professores devem atuar, suas metas e perspectivas, ele é tudo que influencia sobre a educação dos alunos, desde o ambiente até a lógica social onde esta inserido.

Como a interdisciplinaridade deve ser trabalhada no currículo?

Como vemos, currículo interdisciplinar não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as disciplinas do currículo para se chegar a um finalidade única, que é a noção da realidade.

Quais foram os representantes da teoria pós crítica do currículo?

Dentre eles, Morgado (2005), Garcia e Moreira (2006), Eyng (2007), Silva (2007), Gomes (2007) e Imbernón (2002, 2013), Gatti, Barreto e André (2011). Para tanto, início apontando as características do currículo tradicional ao pós-crítico, buscando refletir sobre suas especificidades e influências no campo educacional.

Quais são as teorias de currículo?

Do ponto de vista acadêmico, podemos classificar as teorias do currículo em três tipos: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Em vista disso, faremos a discussão de cada uma delas para assim compreendermos a relação entre o currículo e os processos de ensino-aprendizagem.

O que a teoria crítica defende?

A teoria crítica é uma abordagem teórica que, contrapondo-se à teoria tradicional, de matriz cartesiana, busca unir teoria e prática, ou seja, incorporar ao pensamento tradicional dos filósofos uma tensão com o presente.

Quais são as teorias tradicionais do currículo?

As teorias tradicionais de currículo são baseadas em modelos tradicionais cuja discussão não visam problematizar as instituições de ensino, tampouco os processos de configuração da Page 5 vida social na sua relação com a construção do currículo e do processo de ensino-aprendizagem.

Postagens relacionadas: