Como a inclusão do surdo pode ser feita nas escolas técnicas e superiores?
Índice
- Como a inclusão do surdo pode ser feita nas escolas técnicas e superiores?
- Como se dá a inclusão do surdo nas escolas no Brasil?
- O que podemos fazer para incluir o surdo na sociedade?
- Qual a importância e o papel do professor nesse processo de inclusão do aluno surdo?
- Como é oferecida a educação nas escolas para alunos surdos?
- Qual a importância do processo de inclusão a partir da disseminação do ensino de Libras no campo da saúde?
- Qual a inclusão dos surdos na educação e na sociedade?
- Será que os alunos surdos são capazes?
- Qual a meta da inclusão de surdos?
- Como é entendida a inclusão escolar?
Como a inclusão do surdo pode ser feita nas escolas técnicas e superiores?
Muitas escolas da rede regular atual dizem superar fazendo a inclusão das pessoas surdas por meio da presença de um intérprete. No entanto, não é possível incluir o aluno surdo apenas com a presença do intérprete; deve-se criar um ambiente em que todos saibam Libras e possam interagir e desenvolver potencialidades.
Como se dá a inclusão do surdo nas escolas no Brasil?
Em 2010 foi regulamentada a profissão de intérprete, através da lei nº 12. 319/10, essa lei vem propiciar a inclusão do surdo, não apenas no âmbito escolar, sobretudo âmbito social, estabelecendo o perfil desse profissional que se tornou o principal apoio da relação do professor e o aluno surdo.
O que podemos fazer para incluir o surdo na sociedade?
O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
Qual a importância e o papel do professor nesse processo de inclusão do aluno surdo?
O professor precisa ensinar a língua portuguesa para os surdos com o propósito de formar leitores e escritores competentes. ... O professor precisa compreender que dentro do conceito de diferença está inserida também a inclusão, já que o surdo tem uma condição própria dos demais alunos.
Como é oferecida a educação nas escolas para alunos surdos?
A LDBEN 9.394/96 estabelece que os sistemas de ensino deverão assegurar, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados, que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula. Assim sendo, o aluno surdo tem direito de ser acolhido pelo sistema de ensino regular.
Qual a importância do processo de inclusão a partir da disseminação do ensino de Libras no campo da saúde?
A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
Qual a inclusão dos surdos na educação e na sociedade?
A INCLUSÃO DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE CAMPOS1, Leonardo; RODRIGUES2, Bruno; SILVA3, Maria Elena Neves da RESUMO
Será que os alunos surdos são capazes?
Os alunos surdos são plenamente capazes, se dadas as condições ideias para sua aprendizagem. A questão do uso de uma língua de sinais não pode ser um entrave para sua escolarização e formação de cidadão.
Qual a meta da inclusão de surdos?
A inclusão de surdos tem como meta colocar a criança em condições sociais de interação com os ouvintes, explorando ao máximo suas condições sócio-cognitivas para o acesso aos bens culturais. Os professores ainda estão inseguros e não sabem como atender os alunos surdos.
Como é entendida a inclusão escolar?
A inclusão escolar não pode ser entendida apenas como um direito garantido em um capítulo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) ou de outras que integram a legislação brasileira. Muito pelo contrário: precisa ser compreendida como um direito enquanto cidadão, forma de garantia de sua autonomia e do seu desenvolvimento cognitivo.