O que são os bloqueadores neuromusculares e qual a sua importância?

Índice

O que são os bloqueadores neuromusculares e qual a sua importância?

O que são os bloqueadores neuromusculares e qual a sua importância?

Também conhecidos como miorrelaxantes periféricos, os bloqueadores neuromusculares são fármacos que promovem o relaxamento da musculatura esquelética. Contudo, como esses fármacos apresentam alta incidência de reações adversas, devem ser administrados por anestesistas devidamente habilitados e treinados.

Qual a importância da utilização dos anestésicos gerais associados aos relaxantes neuromusculares na prática clínica e cirúrgica?

Os anestésicos inalatórios potencializam e prolongam o bloqueio neuromuscular. Os possíveis mecanismos envolvidos são o aumento do fluxo sanguíneo muscular, que facilita a chegada dos bloqueadores na junção, a diminuição na liberação de acetilcolina no terminal nervoso e ação na membrana pós-sináptica.

O que é Descurarização?

A reversão do bloqueio ou descurarização consiste na fase em que se intenciona aumentar a concentração de ACh na placa motora por meio da administração de agentes anticolinesterásicos.

O que é um paciente bloqueado?

Em um paciente criticamente enfermo, agitação, confusão e/ou ambas podem resultar da doença clínica original, de complicações clínicas, do tratamento ou do ambiente de unidade de terapia intensiva ( Algumas causas de agitação ou confusão em pacientes de cuidados críticos ).

Quais são os efeitos colaterais dos Anticolinesterásicos e como podem ser prevenidos?

Anticolinesterásicos causam aumento da concentração de ACh que resulta na potenciação dos seus efeitos em receptores muscarínicos. Isso pode resultar em bradicardia, miose, aumento da peristalse, náusea, broncoespasmo, aumento de secreções bonquiais, sudorese e salivação.

Quais são os bloqueadores neuromusculares?

Os bloqueadores neuromusculares são utilizados em procedimentos cirúrgicos, eletivos e de emergência, além de muito importantes para a prática anestésica, pois permitem que o corpo do paciente esteja bem preparado para passar pela cirurgia.

Como evitar o bloqueio neuromuscular?

Como o bloqueio neuromuscular pode paralisar os músculos necessários para a respiração, dispositivos de ventilação mecânica devem estar sempre disponíveis para manter a respiração adequada. Como os pacientes ainda sentem dor mesmo após o bloqueio de condução ter sido feito, anestésicos gerais e/ou analgésicos devem ser administrados.

Quais são os bloqueadores musculares?

Também chamados de bloqueadores competitivos ou “curarizantes verdadeiros”, a d-tubocurarina é o protótipo deste tipo de relaxante muscular. Outras substâncias que se enquadram nesta categoria são: pancurônico, metocurina, galamina, atracúrio, fazadínio e o vecurônio.

Quando ocorre a recuperação da atividade neuromuscular normal?

Recuperação da atividade neuromuscular normal ocorre usualmente 1-2 horas após a interrupção da infusão, independentemente da função dos órgãos de eliminação. Como não necessita de metabolismo hepático para detoxificação, está indicado em pacientes cirróticos e com colestase hepática.

Postagens relacionadas: