O que pode ser feito para evitar a gravidez na adolescência?
Índice
- O que pode ser feito para evitar a gravidez na adolescência?
- Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência *?
- Qual a importância da prevenção da gravidez na adolescência?
- Quais são os riscos na gravidez na adolescência?
- O que diz a lei sobre gravidez na adolescência?
- Qual a preocupação com a gravidez na adolescência?
- Como estudar a gravidez na adolescência?
- Qual a rejeição à gravidez e o constrangimento?
- Qual é o período da adolescência?
O que pode ser feito para evitar a gravidez na adolescência?
Entre eles estão a pílula combinada, anticoncepcional injetável, DIU, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula. Além, claro, de preservativos, importantes porque além de evitar a concepção, protegem de doenças sexualmente transmissíveis⁴.
Como prevenir ou reduzir os casos de gravidez na adolescência *?
Em caso de início da vida sexual, a orientação pode incluir o uso de métodos naturais e de anticoncepção, como os de barreira (camisinha), hormonais e de longa duração. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta de maneira gratuita nove métodos contraceptivos que ajudam no planejamento familiar.
Qual a importância da prevenção da gravidez na adolescência?
A gestação em uma adolescente implica em assistência integral, porque, além das alterações da própria gravidez, coexistem as transformações da adolescência, as quais podem potencializar os riscos para ela mesma e/ou para o bebê.
Quais são os riscos na gravidez na adolescência?
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.
O que diz a lei sobre gravidez na adolescência?
Reflexões sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência 2021. A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência foi instituída pelo Governo Federal pela Lei nº 13.798 de 03 de janeiro de 2019, que acrescentou o Art. 8º - A ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Qual a preocupação com a gravidez na adolescência?
A gravidez na adolescência é um fator que pode trazer dificuldades psicossociais e biológicas, por isso a preocupação especial das várias especializações sociais para com esse fenômeno.
Como estudar a gravidez na adolescência?
Nesta monografia foi realizada uma pesquisa qualitativa para estudar a gravidez na adolescência e compreender as mudanças que são provocadas por este fenômeno. Foram entrevistadas quatro adolescentes de classe média baixa com idade entre 15 e 18 anos, todas em sua primeira gestação.
Qual a rejeição à gravidez e o constrangimento?
No início, a rejeição à gravidez e o constrangimento podem levar a família a tomar atitudes radicais, tais como, expulsar a adolescente de casa, induzir ou forçar o aborto e impor responsabilidades, exigindo o casamento ou a união estável.
Qual é o período da adolescência?
O período da adolescência é uma fase do desenvolvimento no qual o sujeito encontra- se numa posição transitória entre a infância e a vida adulta.