Como ocorre a regulação da hematopoiese?

Índice

Como ocorre a regulação da hematopoiese?

Como ocorre a regulação da hematopoiese?

A regulação da hematopoese é dependente tanto de interação célula-célula quanto de fatores de crescimen- to solúveis presentes nos diferentes microambientes, compondo os nichos hematopoéticos.

O que é o processo de hematopoiese?

Hematopoiese consiste no processo de divisão, diferenciação e maturação celular, desde a célula mais primitiva – célula estaminal – até aos diferentes tipos de células sanguíneas. Estes processos estão dependentes de diferentes genes existentes nas células.

Como é regulada a Trombopoese?

-Trombopoiese: regulado por trombocitopoietina (produzida no rim), Meg-CSF e IL-3. Existem mecanismos de feedback através de produtos de degradação e metabólitos responsáveis pela manutenção do sistema.

Quais tipos de estímulos podemos ter para que ocorra a hematopoiese?

Portanto, para que haja uma hematopoiese normal, há necessidade de haver todo esse contingente celular nos seus diferentes estágios de diferenciação. Além do componente celular, a hematopoiese necessita de um microambiente favorável à formação das células.

Quais as fases da hematopoiese?

A hematopoese é um processo altamente dinâmico que compreende a produção, diferenciação, maturação e morte celular. Inicia-se na fase uterina, nos períodos embrionário e fetal, onde se identificam três fases: período mesoblástico, hepato-esplênico e mielóide.

Qual o papel do estroma na hematopoiese?

Em outras palavras, as células estromais permitem a fixação das células pluripotentes, trazidas pela circulação periférica ao estroma medular e propiciam o contato íntimo entre essas células e os fatores de crescimento hemopoiéticos secretados pelas células do estroma que entram em contato com seus respectivos ...

O que é hematopoese e qual sua função?

Hematopoiese é o processo de formação, desenvolvimento e maturação dos elementos do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) a partir de um precursor celular comum e indiferenciado chamado de célula hematopoiética ou célula-tronco.

O que é a hematopoiese qual sua importância?

A hematopoese, também conhecida como hemocitopoese ou hematopoiese é o processo de renovação celular do sangue por meio de processos mitóticos, pois estas células possuem vida muito curta. Esse processo ocorre nos órgão hemocitopoéticos (ou hematopoéticos).

Como acontece o processo de maturação dos granulócitos?

Na fase de metamielócito, há aumento do número de grânulos específicos e o núcleo torna-se endentado para formar o núcleo bilobulado. A forma seguinte é a de bastonete. A continuação da maturação do bastonete tem a segmentação do núcleo para formar três a quatro lóbulos de núcleo na célula madura.

Quais são as fases da eritropoiese?

A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.

Como a hemoglobina livre pode ser reutilizada?

A hemoglobina livre pode ser reutilizada no transporte do oxigênio. A hemoglobina distribui o oxigênio para as todas as partes do corpo irrigadas por vasos sanguíneos.

Qual a origem da palavra Hematologia?

APOSTILA DE HEMATOLOGIA CLÍNICA 1 Introdução Hematologia é o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".

Qual a concentração da hemoglobina na hemácia?

HCM (Hemoglobina Corposcular Média): é o peso da hemoglobina na hémácia. Seu resultado é dado em picogramas. CHCM (Concentração de Hemoglobina Corposcular Média): é a concentração da hemoglobina dentro de uma hemácia. O intervalo normal é de 32 - 36g/dl. Como a coloração da hemácia depende da quantidade de hemoglobina elas são

Qual a produção de células hematológicas em um adulto?

Essa renovação celular é feita através da Hematopoiese, ou seja, produção de células hematológicas que, na vida adulta, ocorre na medula óssea. A produção hematopoética diária em um adulto normal está em torno de 1013 células, das quais 200 bilhões de hemácias e 70 bilhões de neutrófilos.

Postagens relacionadas: