Como ser um estóico?

Índice

Como ser um estóico?

Como ser um estóico?

Tome banho frio, embora não todos os dias. Os estóicos faziam alguns exercícios de autoprivação, como tomar banho frio, sair no frio sem casaco ou jejuar. Segundo essa ideia, se você se deprivar temporariamente dessas coisas, vai apreciá-las melhor. Vai sentir empatia com pessoas que são privadas dessas coisas.

O que é o estoicismo como pensamento filosófico?

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.

Como ser um estóico livro?

Livros sobre Estoicismo: Melhores obras sobre a filosofia Estoica

  1. Meditações — Marco Aurélio.
  2. O Manual de Epicteto — Epicteto.
  3. As Diatribes de Epicteto — Epicteto.
  4. Cartas de um Estoico — Sêneca.
  5. Sobre a Brevidade da Vida & Sobre a Firmeza do Sábio — Sêneca.
  6. Sobre a Ira & Sobre a Tranquilidade da Alma — Sêneca.

Quais são as fases do estoicismo?

As fases do Estoicismo

  • Período Ético. ...
  • Período Eclético. ...
  • Período Religioso. ...
  • Zenão de Cítio (3 a.C) ...
  • Cleantes de Assos (330 a. ...
  • Panécio de Rodes (1 a.C) ...
  • Sêneca (4 a.C- 75 d.C) ...
  • Marco Aurélio (1 d.C)

Quem é o filósofo Epiteto?

O filósofo chama-se Epiteto e, sua filosofia, estoicismo. No trecho abaixo, extraído do livro "Stockdale on Stoicism", o ex-piloto conta como os ensinamentos dessa escola filosófica o confortaram durante os longos anos no cativeiro:

Como Viver de acordo com a virtude?

Para os estóicos, a virtude é o único bem da vida. E viver de acordo com a virtude significa viver conforme à natureza, que se identifica com a razão, no sentido cósmico universal. O lado patológico da realidade humana é constituído pelos afetos e pelas inclinações, consistindo a virtude na liberdade diante deles, dominando-os.

Por que a virtude é determinada?

Desta forma, a ação do homem é determinada. Em geral, na linguagem cotidiana, a virtude é usado para nomear as qualidades gerais de qualquer pessoa. Aristóteles conceitua virtude dividindo-a em duas: virtude intelectual e virtude mora.

Qual a ética da virtude?

Por virtude se designa um hábito da pessoa que facilita seu agir moral em direção ao bem. O termo vem do latim virtus, com o significado mais amplo de força ou capacidade, que também se encontra na língua portuguesa. A ética da virtude é preocupação do ser Humano desde há muito tempo.

Postagens relacionadas: